Notícias

18
Set/13

Luís Eduardo Magalhães dá início à Semana Nacional de Trânsito

Prefeito Humberto Santa Cruz destaca avanços no trânsito da cidade e afirma: “hoje existe ordem no trânsito do município”.


Humberto Santa Cruz salientou que cada um precisa fazer a sua parte e entender como funciona o sistema de sinalização. O pedestre e o motorista, cada um deve respeitar seu lugar

Teve início na manhã desta quarta-feira, 18, a programação da Semana Nacional de Trânsito em Luís Eduardo Magalhães. Este ano o tema da campanha é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Para o prefeito Humberto Santa Cruz este é um momento de conscientização. “Cada um precisa fazer a sua parte. Tanto quem está conduzindo o veículo até o pedestre. Todos fazem parte da engenharia do trânsito e são responsáveis pelo que acontece nele”, comentou, na solenidade de abertura realizada no auditório da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).
O prefeito ainda fez um comparativo entre o trânsito da cidade antes da sinalização vertical e horizontal e como está hoje. “Vocês são testemunha do quão intenso é o trânsito de nossa cidade. Se formos contabilizar temos aproximadamente um veículo para cada três habitantes. Tivemos avanços: conseguimos municipalizar nosso trânsito, implantamos vias de mão única, semáforos, placas de sinalização. Hoje existe ordem no trânsito de Luís Eduardo Magalhães”, afirmou.

Humberto adiantou também que o município já está pronto para a implantação da segunda etapa da sinalização, o que pode acontecer em meados de 2014. O secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e vice-prefeito, Marcos Alecrim fez questão de salientar a importância da educação no trânsito, destacando, em especial, os estudantes que serão os motoristas de amanhã.

“Estamos implantando na nossa secretaria um projeto para formação de Agentes de Trânsito Mirins. Temos uma equipe formada com alunos da Escola Onero Costa da Rosa e outras em fase de capacitação nas escolas Ottomar Schwengber, José Cardoso de Lima e no CEMAC”, disse Alecrim.

O secretário informou que durante toda semana até a próxima terça-feira, 25, serão realizadas blitzes educativas orientando o motorista, os estudantes e a população em geral sobre o uso do cinto de segurança, os cuidados que se deve ter com o transporte de crianças, entre outras coisas. A primeira blitz aconteceu esta tarde na Praça Sérgio Alvim Motta.


O secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e vice-prefeito, Marcos Alecrim, apresentou a equipe dos Agentes de Trânsito e os Agentes de Trânsito Mirins

Papel da educação – Para a Superintendente de Trânsito do município, Jaqueline Menezes somente a educação poderia mudar o cenário de acidentes e desrespeito as leis de trânsito. “Todos dependemos do trânsito, por isso é importante que tenhamos responsabilidade e respeito para com ele”, afirmou, destacando ainda que com o “trânsito não se brinca”.

Segundo o comandante da 5º Companhia de Polícia Militar, Cap. César Elpídio Sacramento Almeida o ideal seria se o trânsito fizesse parte da grade curricular das escolas. O delegado de Polícia Civil Leonardo de Almeida Junior também destacou a importância da educação e dos jovens para a diminuição dos índices de violência no trânsito. “É imprescindível a participação dos jovens no processo de educação do trânsito, pois só assim eles se tornaram motoristas mais responsáveis quando tiverem suas CNHs”, observou.

Também participaram da abertura da Semana de Trânsito o Major PM Aloysio Herwans dos Santos, comandante da CIPE Cerrado e o Coordenador da Regional de Trânsito no município, Aron Ledoux. O vereador Zezé da Farmácia representou o Poder Legislativo.


Autoridades das policias Militar e Civil, discutiram a importância da para os jovens na diminuição dos índices de violência no trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente e coincide com a data da sanção do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 23 de setembro de 1997. A programação em Luís Eduardo Magalhães continua nesta quinta-feira nos bairros Jardim Paraíso e Santa Cruz. Pela manhã com blitz educativa em frente ao Supermercado Marabá e a tarde em frente à Escola Dom Ricardo Werberberger, com ênfase na orientação aos pais que tem filhos em fase escolar. Haverá panfletagem e apresentação de placas educativas.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades