Notícias

14
Nov/18

CEREST-Barreiras desenvolve Ações em Saúde do Trabalhador para os garis de Cotegipe



O CEREST de Barreiras é um Centro Regional Especializado na área de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde,que tem por função o provimento de retaguarda técnica para o SUS, nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores. Com sede em Barreiras, o CEREST abrange além da Capital do Oeste outros 14 municípios da microrregião de Saúde-Oeste, incluindo Cotegipe.

Neste contexto, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CEREST-Barreiras) em parceria com o Núcleo regional de Saúde Oeste (NRS) e a Secretaria de Saúde do Município de Cotegipe, realizaram um evento para os trabalhadores garis, onde foram ofertado teste de glicemia, HIV, Hepatite B, aferição de pressão arterial e palestras sobre os principais agravos à saúde da categoria.

Os temas abordados abrangeram os principais riscos aos quais estão expostos os garis, como: riscos físicos, químicos,ergonômicos biológicos e de acidentes. Além da importância dos equipamentos de proteção coletiva e individua (EPC e EPI’s).



A técnica de referência em saúde do trabalhador do CEREST Irma Celma ressaltou que o não uso dos Equipamentos de Proteção Individual pode acarretar vários danos á saúde desses trabalhadores e até mesmo a morte em alguns casos mais graves, e que é de obrigação tanto do empregado fornecer estes equipamentos quanto do empregador a utilização dos EPI’S.

Ainda foram abordados as principais doenças e agravos desses trabalhadores, com enfoque nos Acidentes de Trabalho com Material biológico. A coordenadora do CEREST, Janaina Oliveira, enfatizou sobre a importância do trabalhador acidentado procurar a Unidade Básica de Saúde em casos de acidentes com material biológico para manejo clínico adequado, tendo em vista o grande potencial de risco de adoecimento que o trabalhador pode ser acometido com esse tipo de acidente.

Fonte: DIRCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades