Notícias

09
Nov/18

Embasa participa de apresentação de Plano Municipal de Saneamento de Ibotirama



A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou na última terça-feira (30) da apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Ibotirama, no Oeste da Bahia. O documento detalhou para a população as ações e investimentos necessários para o setor nos próximos 30 anos para garantir o maior acesso aos serviços que compõem o saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem (água de chuva) e resíduos sólidos.

O plano contemplou as etapas de diagnóstico, objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, ações emergenciais e de contingência e mecanismos de e procedimentos de avaliação. Na legislação vigente, o marco regulatório do Saneamento Básico determina que, a partir de dezembro de 2019, todos os municípios tenham construído os seus planos para ter acesso aos recursos da União para investimentos em saneamento básico.



Ao compor a mesa do evento, o técnico de saneamento da Embasa, Luciano Barbosa, explica que o instrumento é fundamental porque traça diretrizes, metas e cronogramas de investimentos para todos estes serviços que são essenciais para a melhoria de qualidade de vida da população. “Os serviços prestados pela Embasa foram elogiados com uma boa avaliação da infraestrutura, cobertura e expansão e da qualidade do tratamento da água e dos efluentes como determina a legislação”, afirma Barbosa, que é responsável pelo processo de contratualização do pólo regional da Embasa.



Na formatação do plano, a Embasa contribuiu com a etapa do diagnóstico, fornecendo informações relacionadas à operação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Localizado às margens do rio São Francisco, o município de Ibotirama conta com cobertura de 77% do serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos e 100% do serviço de captação, tratamento e distribuição de água na sede municipal. O Plano foi desenvolvido pela Prefeitura de Ibotirama, por meio da empresa DRZ, com recursos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades