Notícias

04
Out/18

Produtos da agricultura familiar começam ser inseridos na merenda escolar da rede municipal em Barreiras


 
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Merenda Escolar, já começou a distribuir nas escolas os produtos adquiridos dos agricultores familiares, que participaram do chamamento público no mês de agosto.

Pequenos produtores e cooperativas já estão fornecendo vários tipos de alimentos que reforçaram o cardápio da merenda escolar nas 76 escolas na zona urbana e rural.

E nessa semana, a expectativa com sabor de alimento saudável deixou os estudantes das escolas municipais animados com a distribuição de tapioca recheada, suco de laranja e rapadura na merenda escolar. Preparada com carinho pelas mulheres da Cooperativa de Mandiocultores de São Desidério- COOMASD nas cantinas das escolas, já foram distribuídas mais de 21 mil tapiocas em 53 unidades escolares. As escolas da zona rural também experimentaram na merenda, o ginete e peta que são biscoitos caseiros produzidos com fécula de mandioca.



A secretária de educação Cátia Alencar, disse que as tapiocas recheadas e biscoitos se tornaram uma grande opção no cardápio da merenda, além de todos os hortifrúti frescos e grãos produzidos no Vale.
“Investimos nesse cardápio saboroso que privilegia os produtos locais e oferece alimentos mais saudáveis, nutritivos e preparados na hora. Os estudantes elogiam bastante, e se alimentam bem, temos frutas, carnes, legumes, rapadura e biscoitos, tudo advindo da agricultura familiar. Acreditamos que o consumo de alimentos saudáveis leva as crianças ao bom desempenho escolar e assegura maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil.”, observou a secretária.

Somente nesse chamamento público, mais de 15 itens da agricultura familiar foram inseridos no cardápio. A iniciativa atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e todas as escolas da zona urbana e rural recebem abastecimento semanal, garantindo a qualidade dos alimentos servidos que são acompanhados pela equipe de nutricionistas da Diretoria de Merenda Escolar.

Fonte: DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades