Notícias

03
Set/18

Cotton Bike garantiu emoção, adrenalina e lazer em família, em Barreiras

A primeira edição do evento realizado pela Abapa marcou pela organização e participação de público e atletas

O domingo (02) começou cedo para os amantes do ciclismo e do esporte. A primeira edição da Cotton Bike prova de Mountain Bike Olímpico (XCO) válida pelo ranking nacional reuniu em Barreiras, no oeste da Bahia, ciclistas de estados como o Tocantins, Goiás, Distrito Federal e cidades baianas. Levou ainda, um público estimado de 700 pessoas para acompanhar as habilidades dos 150 atletas inscritos nas 11 categorias da prova, realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa)

Logo na abertura, a criançada fez a festa na categoria Kids Race, realizada em um circuito exclusivo adaptado para os pequenos, que, depois de muito pedalar, receberam medalhas de participação. Duas largadas principais vieram na sequência, uma às 8h e a das 10h, com categorias divididas por idade, no masculino e feminino. A pista, com 4,2 km de extensão foi um desafio a parte para os atletas, com subidas, descidas íngremes e pedras, que exigiram muita habilidade, resistência e técnica.

Nada que o campeão na Categoria Super Elite, Maicon Douglas, que veio de Palmas, no Tocantins, não tirasse de letra. Ele realizou as cinco voltas em um tempo de 1h26min se sagrando o primeiro campeão da Cotton Bike na categoria. “Eu participo a dois anos de competições em todo o Brasil, mas esta é a primeira prova que vejo com uma estrutura como esta, bem sinalizada e com este apoio para os atletas. A pista, é a mais completa que já vi, consegui vencer graças a muita dedicação e força de vontade”, disse.

Quem também garantiu o primeiro lugar no pódio na Categoria Super Elite feminino, foi a campeã baiana, Paula Gallã, que veio da Chapada Diamantina para a competição. “Foram quatro voltas duríssimas em um circuito desafiador que exigiu bastante cautela, além de um sol sem comentários. Mas, graças aos treinos intensivos e o apoio da minha equipe, consegui vencer. Estou impressionada com a estrutura montada e o cuidado que os organizadores tiveram com nós, atletas. Com fé em Deus ano que vem estarei aqui para defender meu título”, falou decidida.

Enquanto os atletas se revezavam em curvas e manobras radicais, o público acompanhava tudo de um píer dentro da área de convivência do evento que ofereceu ainda ‘food trucks’, paredão de escalada, slackline, playground para crianças, música com DJ e apresentação da banda Rádio Elétrica. Um total de 10 mil reais foi distribuído aos vencedores, entre medalhas, troféus e quantias em dinheiro. Os resultados oficiais da prova, com tempo de cada atleta e categoria podem ser conferidos no endereço www.abapa.com.br/cottonbike

 

Para o presidente da Abapa, Jùlio Busato, mesmo sendo uma primeira edição, o evento se mostrou um grande sucesso. “A Cotton Bike chegou pra ficar, conseguimos nosso objetivo que é aliar o esporte à cadeia produtiva do algodão. Mostrar quem está por traz da produção, hoje são mais de 40 mil pessoas envolvidas nesse processo, que vivem e têm sua renda graças a cultura do algodão. Só tenho a agradecer nossa diretoria que abraçou a ideia de fazer este evento, aos nossos parceiros que associaram suas marcas e, claro, aos atletas que acreditaram e estiveram aqui hoje, abrilhantando a Cotton Bike. Certamente, ano que vem faremos ainda melhor”.

Realizada pela Abapa, a Cotton Bike teve o patrocínio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), CRD Capital, Gotemburgo Volvo, Aço Center, AlfaTrans, CCAB Agro, Ciaseeds, Fazenda Sete Povos, Mineração do Oeste, Oeste Cotton, Sicred Barreiras, UBahia, Veneza Equipamentos, com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão e Prefeitura de Barreiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abapa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades