Notícias

23
Ago/18

Prefeitura promove a 1ª Semana do Feirante em comemoração ao Dia do Feirante em Barreiras













No próximo sábado, 25, é comemorado o Dia Nacional do Feirante, e em homenagem à data tão importante para os pequenos produtores, especialmente do Vale e Cinturão Verde, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, por meio do Programa Vale Produtivo, realiza a 1ª Semana do Feirante com uma programação diversificada no Centro de Abastecimento de Barreiras - CAB.

As ações para potencializar o trabalho dos feirantes tiveram início no dia 01 deste mês, quando a Prefeitura realizou a primeira Feira Noturna do CAB e, dando sequência à programação, na noite dessa quarta-feira, 22, foi realizada a abertura da 1ª Semana do Feirante. A vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, juntamente com o secretário de agricultura, José Marques, o subsecretário, Rider Castro, a equipe que trabalha na linha de frente na organização da feira, demais secretários e vereadores, entregou aos feirantes as primeiras 140 Carteiras do Feirante, um documento inovador que identifica os feirantes que trabalham no CAB e assegura direitos e estabelece deveres.

“Iniciamos hoje a Semana do Feirante elaborada em parceria com outras secretarias do governo para proporcionar uma semana diferente, de valorização ao trabalho ofertado nesse espaço. A Carteira do Feirante tem como objetivo, identificar a localização do box, segmento de venda, dados pessoais bem como garantir os direitos e deveres os quais eles não tinham antes”, destacou José Marques.

A feirante Eliana Novaes, do povoado da Nanica, trabalha há muito tempo na feira com vendas de hortifrutis e ficou satisfeita com a conquista. “Não sabemos nem explicar essa sensação de valorização, estou muito feliz com essa Carteira do Feirante que pela primeira vez estamos tendo a oportunidade de ser devidamente identificada e respeitada”, disse.

Já na manhã dessa quinta-feira (23) os feirantes receberam atendimento odontológico e tiveram a oportunidade de fazer os procedimentos de extração, limpeza e restauração, também consultas com clínico geral e puderam ainda, fazer aferição da pressão arterial e glicemia, com equipes da Secretaria de Saúde. Na sexta-feira (24) receberão a equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que realizará atualização do Bolsa Família, orientações sobre o CREDBAHIA atendimentos sócios-assistenciais. A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito estará realizando debates e orientações sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana que está em fase de construção, educação no trânsito também estará na pauta.

A vice-prefeita Karlúcia Macêdo, destacou o esforço da gestão municipal para que os feirantes tenham cada vez mais dignidade e conforto no exercício de suas atividades. “O desejo e empenho do prefeito Zito Barbosa em oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes, reflete neste espaço em que hoje nos encontramos. A realização da 1ª Semana dedicada aos feirantes, reforça nosso desejo de valorizar cada vez mais esses homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, as comemorações em homenagem serão concretizadas em ritmo de realizações e alegrias”, disse.

Dia do Feirante - A celebração da data homenageia os trabalhadores da primeira feira livre do Brasil que aconteceu em São Paulo, mais precisamente no Largo General Osório, no ano de 1914 do dia 25 de agosto, há 104 anos. Em Barreiras o Dia do Feirante, será comemorado em ritmo de festa com muita música pela Banda Municipal 26 de Maio e bolo decorativo.

Fonte: DIRCOM Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades