Notícias

28
Ago/13

Resumo da sessão de ontem, 27, da Câmara de Vereadores de LEM



A sessão da Câmara Municipal desta última terça-feira, 27, foi movimentada. Mais uma vez o assunto permuta de terras foi um dos principais focos da noite.

Mas a sessão teve início com a eleição do primeiro e segundo secretário da mesa. Cargos vagos após as renúncias dos dois vereadores que compunham a mesa: Mardonio Rocha e Juvenal Canaã, respectivamente.

Concorreram ao cargo de primeiro secretário os Vereadores Eltinho e Erick Café. Eltinho foi eleito com nove votos contra cinco de Eric e uma anulação.


Eric Café: "Sou maior de idade e faço o que eu quiser aqui nessa casa"

A candidatura de Eric Café ao cargo despertou um descontentamento no líder do governo na casa, Jarbas Rocha, que planejou e articulou a candidatura de Eltinho.

Jarbas levantou a tese de que Eric não poderia se candidatar por ser suplente. Eric respondeu: “Quem é o senhor para dizer o que eu devo ou não fazer? Sou maior de idade e faço o que eu quiser aqui nessa casa. Não sou fantoche, nunca votei e não e não faço nada por que A ou B me mandou fazer”.

Ao cargo de segundo secretario Reinildo Neri foi eleito por 13 votos a dois. O vereador concorreu sozinho a vaga.



Permuta

O assunto permuta então foi colocado em discussão. Mais uma vez o município está permutando terras públicas com privadas. Desta vez para a implantação do armazém da CONAB.

Uma empresa doou ao município um local para a instalação do armazém e receberia em troca uma área publica localizada nos fundos do Posto Ursa. Mas, para a surpresa do executivo municipal, a área já tinha sido invadida por um empresário e o Judiciário vetou a permuta das terras.

Para resolver o impasse, durante o dia aconteceu uma reunião com os vereadores e o executivo resolveu por permutar uma área no bairro Cidade Universitária.

A oposição se posicionou mais uma vez contra a permuta, pois no projeto original do bairro esta mesma área permutada seria para a construção de uma praça. “A Prefeitura poderia muito bem ter permutado outra área, por que essa? Por que esse local? Há interesses por trás disso? Quem comprou lote no Cidade Universitária esperando que ali próximo tivesse essa praça, perdeu o seu investimento, pois ali agora o empresário pode fazer o que quiser. Esse empresário que faz negócios com a prefeitura esta tomando toda a cidade pra ele e ninguém faz nada; até o cemitério agora é dele, onde vamos parar com isso? Daqui a pouco quem tem seus lotes tem que tomar cuidado, porque caso contrário esse empresário invade”, discursou o vereador Sidnei Giachini.

A Vereadora Katerine Rios declarou ser também contrária a doação do local: “Olha, aqui é assim, manda quem pode obedece quem juízo. A maioria aqui vota por que tem honrar os compromissos que fizeram com empresários, com prefeito. Então tem que votar de acordo com quem manda quer. Eu voto para o que é melhor para o povo; por exemplo: Esse armazém é uma maravilha para a cidade, mas precisaria permutar uma área assim nas pressas para se instalar esse galpão? Isso foi desleixo do prefeito. Ele sabia desde a Farm Show desse armazém, por que não correu atrás logo”?

“A oposição esta sendo contrária ao projeto, pois eles não querem o galpão aqui. Querem que vá para outro município, mas nós não vamos permitir. Nós estamos aqui para votar para o que é melhor para Luís Eduardo; agora tem vereador que não sabe do que fala, usa a tribuna e imunidade para falar asneiras e bobeiras. Essa permuta é importante para a cidade. Esse armazém vai gerar empregos, desenvolvimento; como votar contra isso”? Declarou Jarbas Rocha.

Fonte:Repórter Nei Vilares/Rádio Cultura/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades