Notícias

14
Ago/18

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Estacionar nas grandes cidades virou sinônimo de missão quase impossível. São muitos carros nas ruas e poucos lugares para conseguir parar

Atualmente há no Brasil 65,8 milhões de veículos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em consequência a essa quantidade fica muito difícil encontrar vagas nas ruas, e muitos motoristas recorrem ao estacionamento particular.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Com esse problema, alguns empresários viram uma grande oportunidade, podemos analisar a cidade de São Carlos, interior de São Paulo, que algum tempo atrás tinha 35 locais para estacionamento de veículos, um ano depois já contava com 59.

O próprio Google Maps reconhece isso e criou em janeiro de 2017 um recurso que encontra vagas para estacionar o carro.

O aplicativo mostra uma lista com as vagas e garagens disponíveis naquela região de seu destino, o usuário então escolhe umas das opções existentes no momento e o aplicativo adiciona de forma automática no caminho. Ele começou a ser implantado em 25 cidades dos Estados Unidos.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

A preferência por estacionar na rua ainda é grande no país, no entanto, a falta de opção e a correria do dia a dia acaba fazendo com que os donos de veículos optem pagar mais caro. Por outro lado, há aqueles não confiam e tem medo de deixar nas ruas correndo riscos.

Um estudo realizado pela empresa norte-americana People & Places, mostrou que os usuários estão mais exigentes. A pesquisa apontou que os motoristas preferem estacionamentos com sistema digital integrado.

Em primeiro lugar, a localização é o primeiro ponto que o consumidor irá avaliar e considerar. Depois, ele analisa as praticidades de escolher a vaga. Por último, analisa de forma simples como foi feita a cobrança e a estadia do carro.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

O estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Você troca a rua pelo estacionamento e de repente, na volta, percebe que seu automóvel foi furtado ou roubado.

Para piorar, ao olhar na placa se depara com a seguinte informação: “Não nos responsabilizamos pelo veículo ou pelos objetos deixados no interior dele”. Só que não é isso que o art. 25 do Código de Defesa do Consumidor diz.

A súmula 130 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) diz que “a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido em seu estabelecimento”.

É imprescindível o consumidor ter conhecimento que todos os estacionamentos são obrigados a ter seguro. E a partir do momento em que você deixar o seu veículo em um deles, ele estará assegurado pelo próprio estacionamento. O roubo ou furto passa a ser responsabilidade do estacionamento.

Neste caso, a empresa tem que se responsabilizar por qualquer dano, prejuízo, seja furto ou roubo, que foi ocorrido durante o período em que o carro permaneceu parado no local.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Antes disso, é importante avaliar e certificar-se se o estacionamento está regularizado e se o mesmo possui seguro contra sinistro. A informação deve constar nos regulamentos, em locais de fácil leitura para que todos os clientes possam ver e tomar ciência do que está sendo oferecido no serviço.

Em casos de objetos deixados no interior do veículo, a situação pode ficar ainda mais complicada e a responsabilidade passará a ser do próprio motorista. Esse tipo de caso ocorre quando o proprietário tem o acessório furtado dentro do carro.

Fica mais difícil provar que o item perdido estava lá dentro. O recomendado é não deixar objetos de valor à vista de outras pessoas e até mesmo do manobrista. Leve-o com você ou deixe guardado num local mais segundo dentro do veículo, por exemplo, no porta-malas.

Mesmo o estacionamento segurando os itens internamente, o motorista deve evitar.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Fui vítima de roubo ou furto em um estacionamento: o que fazer e por onde começar?

Em primeiro lugar, o consumidor deve pedir a nota fiscal pelo serviço prestado. Solicite ao estacionamento o comprovante de entrada e saída. Ele deve conter informações como horários (entrada e saída) e a placa do seu carro. O ticket pode resguardar o seu direito.

Se você for vítima, procure ajuda da administração da empresa, o estacionamento deve dar o suporte necessário no primeiro momento, até mesmo auxílio para a investigação policial, depois disso, faça o Boletim de Ocorrência, peça as imagens do sistema de câmeras do estacionamento, tire fotos do local e, se for possível, consiga algumas testemunhas.

Estacionamento é responsável por roubo ou dano ao carro?

Antes de sair, veja se o carro está nas mesmas condições que estava na hora que você chegou ao local. Caso o estacionamento se negue a dar assistência ao cliente, o ideal é solicitar ajuda aos órgãos competentes Procon ou a Justiça.

E se o estacionamento for terceirizado?

Hoje em dia há muitos estacionamentos terceirizados, são lojas que contratam empresas para que administre o seu espaço para atender aos clientes que vão de carro.

Se por acaso você for vítima de alguma empresa deste tipo, a loja e a administradora do estacionamento são responsáveis pelo problema que vier a ocorrer. Neste caso eles são considerados responsáveis solidários e devem prestar auxílio ao cliente.

Roubo e furto de carros no Brasil

Trocando o estacionamento pela rua temos ciência dos perigos e riscos. Ainda assim, infelizmente, nem nos estacionamentos estamos totalmente livres de ter o carro furtado ou roubado, porém, as estatísticas de pessoas que foram vítimas no Brasil por ter o carro estacionado nas ruas são assustadoras.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram 557 mil casos só em 2016, ainda não há dados de 2017 e 2018. O estado do Rio de Janeiro é o campeão, seguido por Goiás, Pernambuco, Amazonas, Distrito Federal e São Paulo. O Rio Grande do Sul, porém, é o último da lista. Só que entre as capitais, Porto Alegre lidera, depois vem Porto Velho, São Paulo, Goiânia, Natal e Rio de Janeiro.

O Governo do Rio acredita que o alto índice se dá a crise econômica pela qual o estado vem passando desde maio de 2016 que, com certeza, impacta no enfrentamento contra a criminalidade.

Entre os carros mais roubados no Brasil então Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Ford Focus, Renault Sandero, Fiat Palio, Toyota Corolla, Fiat Uno, Volkswagen Voyage e Volkswagen Fox. Já mostramos aqui no Notícias Automotivas uma matéria especial falando desses carros mais roubados do Brasil e qual os preços dos seguros de cada um deles.

Fonte:Noticias Automotivas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades