Notícias

14
Ago/18

BIOMEDICINA EM FOCO: Chega ao Brasil novo antibiótico contra superbactérias



Estima-se que 700.000 pessoas morram anualmente em todo o mundo por causa desse tipo micro-organismo.

Um novo antibiótico vai ser disponibilizado no Brasil para o tratamento de infecções causadas por algumas bactérias resistentes. Com o nome comercial de Zerbaxa, o medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no começo do ano para o tratamento de infecções intra-abdominais e infecções do trato urinário mais complicado. Ele estará disponível para uso ainda esta semana. De acordo com a agência, 25% dos casos de infecção no país são causados por organismos multirresistentes.

As bactérias super-resistentes têm sido cada vez mais discutidas por organizações de saúde internacionais devido ao crescimento no número de casos reportados. Estima-se que 700.000 pessoas morram anualmente em todo o mundo por causa desse tipo micro-organismo recentemente, dadas revelam que até 2050 as infecções provocadas por superbactérias devem causar, anualmente, a morte de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, número superior às previsões de mortes por câncer.


De acordo com Lessandra Michelin, infectologista na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a utilização indiscriminada de antibióticos na medicina e na veterinária, assim como na agricultura e na pecuária, têm resultado em pressão seletiva de bactérias, o que significa dizer que elas morrem ou desenvolvem genes de resistência que serão passados para as próximas gerações.

Por causa disso, antibióticos eficientes contra superbactérias são imprescindíveis já que, sem eles, muitos procedimentos médicos, como cirurgias e quimioterapia para pacientes com câncer, por exemplo, poderiam ser suspensos ou postergados. “Nós utilizamos antibióticos em complicações infecciosas de diversos procedimentos hospitalares, o que possibilitou inúmeros avanços em várias áreas da saúde, incluindo os transplantes, por exemplo. Se as bactérias se tornarem resistentes aos antibióticos que temos disponíveis hoje, poderemos voltar à era pré-antibióticos, onde um simples ferimento infectado poderá causar graves danos”, alerta Clóvis Arns, infectologista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


O BIOMÉDICO se insere nesse contexto de várias formas, no diagnóstico da infecção, na pesquisa com relação às superbactérias, e ainda no desenvolvimento de novos medicamentos que podem ser usados para o tratamento de uma infecção tão grave, que tem levado a morte de milhares de pessoas.

Se esse é o seu foco de trabalho, curso de BIOMEDICINA da faculdade SULAMÉRICA promove todos os conhecimentos necessários para que você se insira no mercado de trabalho em qualquer um desses segmentos!

A Sulamérica Faculdade está com o edital aberto para o vestibular do curso de Biomedicina. As aulas acontecerão no campus instalado no colégio CMO no bairro Jardim Paraíso.

Informações gerais :

Telefone : 77 – 3628 0165

Endereço: Rua Glauber Rocha, 66 , Jardim Paraíso Site : www.institutosulamerica.com.br

Fonte: Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades