Notícias

09
Ago/18

Coordenadoras de Barreiras participam de Reunião Regional do Núcleo do Programa Despertar





Coordenadores do Despertar, programa do SENAR Bahia, participaram da Reunião Regional do Núcleo Despertar nesta terça-feira (07), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. O evento foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Barreiras, SENAR-Bahia e Sindicato dos Produtores Rurais, que contempla escolas do Campo, sendo esse ano inserido mais duas escolas municipais de Barreiras, a Pedro Cavalcante da Silva, na localidade Barreiras Sul e a Escola Municipal Prof. José Agostinho Porto no povoado de Baraúna.

Estiveram reunidos coordenadores, secretários e técnicos das cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério que compõem o núcleo Oeste. O objetivo foi alinhar as ações de acordo com a proposta do programa e prospectar as novas ações até o fim do ano, quando será realizado o acompanhamento dos municípios participantes que estão trabalhando o tema “Água, Cidadania e Sustentabilidade”.

Representando a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras participaram do encontro a coordenadora municipal do Programa Despertar, Iliége Viana, a coordenadora de programas institucionais Leise Farias e a diretora da escola Adroaldo Fernandes Moraes, Joeline Caires, que apresentou algumas práticas exitosas na comunidade do Cerradão.

A coordenadora Iliége socializou os trabalhos realizados em 2017 nas escolas da zona rural em Barreiras, com as práticas de preservação de meio ambiente, valorização do homem do campo, a permanência e convivência das famílias no habitat rural. “Estamos alcançando grandes resultados com o Programa Despertar na zona rural, porque levamos até nossos estudantes que o papel da educação também é motivar, proporcionar oportunidade de escolha, levar o conhecimento aos alunos e abrir os caminhos para que eles almejem um futuro melhor, ali mesmo na comunidade”, disse Iliége.

A coordenadora de programas institucionais, Leise Farias destacou que o mundo gira em torno do setor agrícola, e envolve o grande, o médio, e o agricultor familiar, justificando que o Programa Despertar está preparando os jovens, os futuros técnicos, especialistas, empreendedores. Ela ainda lembrou o carinho e o respeito com todos os professores da zona rural, que estão preparando a base do amanhã no campo, finalizando ao dizer: “O Despertar tem trazido uma consciência ambiental aos estudantes, tornando-os agentes multiplicadores na comunidade que vivem, com práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. Por isso, a Secretaria de Educação de Barreiras tem essa atenção especial, reconhecimento e não medimos esforços, para dar apoio às escolas do campo”.

Uma das definições do encontro foi as estratégias que acontecerão durante a Formação Municipal no dia 13 de setembro, que esse ano apresenta o tema “Desperte essa ideia e contribua para um mundo melhor”.

Entenda o Despertar - O Programa Despertar é voltado para alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do fundamental, e trabalha a educação socioambiental através de temas como o meio ambiente, ética, saúde, cidadania, consumo e pluralidade cultural. Há 13 anos o Despertar vem ampliando o papel social com a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental.

Fonte: DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades