Notícias

27
Jul/18

Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, realiza testes rápidos na UFOB em ação de conscientização contra as Hepatites Virais



O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites é comemorado amanhã, 28 de julho em todo Brasil e pensando na importância de alertar as pessoas sobre as consequências dessa doença, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, realizou na terça-feira (24) em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e do Serviço Ambulatorial Especializado Edgard Pita, uma ação alusiva à importância do dia e do cuidado contra essa doença.

As Hepatites virais são doenças silenciosas causadas por diferentes vírus e que podem provocar inflamação no fígado, quando não diagnosticada e tratada pode causar cirrose, câncer do fígado e até a morte.

No estande “Fique Sabendo”, espaço dedicado aos estudantes, servidores e funcionários, tiveram além das orientações sobre a doença, realização de exames. Foram realizados 360 testes rápidos para diagnósticos das Hepatites B e C, Sífilis e HIV, com resultado em até 15 minutos.

“O ideal é realizar o diagnóstico precoce o quanto antes, fazer o exame não dói e o processo é rápido. Essa oportunidade em ambientes educativos como a UFOB é muito importante, porque passamos para a população que essa é uma doença silenciosa, é preciso redobrar a atenção e cuidar da saúde”, disse o coordenador do CTA, Dalton Soares.

O CTA em Barreiras funciona de segunda a sexta feira. Além do CTA, as pessoas podem realizar testes rápidos ou exames, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Barreiras. O tratamento das Hepatites Virais é garantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, inclusive com vacinação contra a Hepatite B.

Fonte: DIRCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades