Notícias

18
Jul/18

Região do Rio Branco terá Brigada de Incêndios Florestais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR em parceria com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia por meio do Programa Bahia Sem Fogo, iniciaram na segunda-feira, 17, o Curso de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais para formação de brigadistas voluntários no Assentamento Rural da Ilha da Liberdade, na zona rural de Barreiras.

O treinamento ocorre durante toda a semana, e está sendo realizado na sede da Associação dos Assentados da Ilha da Liberdade. O cronograma de atividades comtempla 40 horas entre teoria e prática, conta com a participação de 20 moradores. Eles terão noções de educação ambiental, legislação, fiscalização, licenciamento, Operação Bahia Sem Fogo e associativismo, ministradas pela equipe técnica do INEMA.

Outros temas abordados na formação, como instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real, serão acompanhadas pelos bombeiros militares.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Júnior, criar uma brigada na região do Rio Branco faz parte do planejamento da SEMATUR que visa desenvolver ações com foco na prevenção e no combate dos incêndios florestais, que apresenta alto índice na região. “Essa região sofre bastante com os focos de incêndio. Com a presença de uma brigada no Assentamento Ilha da Liberdade, poderemos realizar um planejamento de prevenção e combate em toda região do Rio Branco”, informou o secretário.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades