Notícias

04
Jul/18

Pr. Adejarlan Ramos: A tolerância está se tornando intolerante

Tolerância pode ser definida como suportar, aguentar, permitir que exista, consentir, não interferir, aturar, etc. Tolerância então seria “aceitação da existência de perspectivas diferentes”. No entanto, nos últimos anos o conceito de tolerância tem sido mudado para “ aceitação das perspectivas diferentes”. A mudança é sutil. Surgiu uma “nova tolerância”!

Podemos então dizer que a “nova tolerância” sugere que aceitar a posição do outro significa crer que essa posição seja verdadeira ou tão verdadeira quanto a sua. Assim , a sociedade mudou de “permitir a livre expressão de opiniões” para “aceitar todas as opiniões”. É a nova tolerância!
Esta “nova tolerância” foi construída a partir de várias esferas: a esfera da educação, da mídia, da cultura, da legislação, da religião etc. O alvo sempre é a religião.

Toda cultura e toda era necessariamente mostra certa tolerância e certa intolerância. Nenhuma cultura pode ser tolerante ou intolerante com tudo: é simplesmente impossível. Uma cultura que tolera o genocídio (os nazistas, por exemplo) não tolerará, digamos, os judeus a quem deseja exterminar ou a prática homossexual.

Sem duvida alguma esse novo conceito de tolerância é produto do impacto da secularização que segundo a teoria de Max Weber (1864-1920), é o processo quase inexorável no qual, na medida em que a modernidade avança, a religião recua. Essa teoria ainda é muito influente na mídia popular em muitos círculos da Europa. Alguns hoje dizem, que a secularização não significa reduzir ou abolir a religião mas empurra-la para o campo privado. Esta é uma visão americana.

Em nenhum lugar esse conflito é mais profundo do que nas perspectivas contraditórias sobre a religião, em geral, e sobre o Cristianismo em particular, já que este sempre traz em seu elemento ideológico conceitos sobre verdade. Assim há uma pressão no Cristianismo para que ele simplifique, dilua e minimize o Evangelho.

Para a fe cristã a verdade está fundamentada na revelação e esta revelação aconteceu no mundo natural, em grandes eventos, atestado em escritos que compõem a Biblia. O clímax desta revelação está na pessoa de Jesus Cristo, revelado no Novo Testamento. A verdade acerca da realidade, do pecado, da redenção e do futuro esta na revelação escrita, chamada Escrituras.

Neste contexto, em que como disse acima se quer simplificar, diluir e minimizar o Evangelho, há vários sofismas em relação a isto. Hoje se acredita que a sociedade evoluiu em função da nova tolerância. A nova tolerância é vista como marca do progresso civilizacional. A nova tolerância é produto da relativização e é ostensiva e secularista. Ora, a nova tolerância é contraditória pois incorre no mesmo erro que condena. Ao mesmo tempo que incentiva a tolerância pratica a intolerância para com os que pensam contrario. Ao mesmo tempo em que querem que as ideologias religiosas fiquem no âmbito privado, os secularistas insistem que tem direito de controlar a esfera publica. Assim, ela é intelectualmente debilitante. Se não há verdade absoluta, não há mal absoluto.

Por isso, vamos continuar reservando em nossa sociedade um lugar para a verdade!

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus, em Barreiras
Colunista do Blog do Sigi Vilares

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades