Notícias

12
Jun/18

Caminhada contra trabalho infantil movimenta as ruas de Barreiras


























Diversas entidades, escolas e as instituições que compõem a rede de proteção à criança e adolescentes participaram do evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

O 12 de junho é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e para sensibilizar a sociedade da importância de discutir esse assunto, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizou nessa manhã de terça-feira, uma caminhada pelas ruas da cidade para alertar e solicitar apoio da sociedade na proteção da infância.

Portando faixas, cartazes, apitos, camisetas personalizadas e o cata-vento colorido – símbolo da campanha contra o trabalho infantil – centenas de alunos se concentraram na Praça Landulpho Alves. Representantes do Lar de Emanuel, Centro de Promoção Eugênia Ravasco, CREAS, CRAS, CMDCA, CMAS, PETI, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e Educação, representantes do Selo Unicef, escolas municipais do Parque, Roberto Santos e Costa Borges, os vereadores César da Vila e João Felipe também marcaram presença na caminhada que percorreu o Centro Histórico até a Praça Castro Alves.

Para o adolescente Edenilson Silva, da escola municipal do Parque, “o evento chama atenção para a questão complicada que é o trabalho infantil. Infelizmente é uma realidade em grande parte do Brasil”, disse. “Mas precisamos enxergar toda a situação. Grande parte trabalha desde criança para ajudar os pais, movidos pela necessidade. Estamos felizes de estar aqui fazendo nossa parte e alertando os pais de Barreiras, porque as crianças precisam viver sua infância, estudar e serem felizes”, completa.

Durante toda a caminhada, os integrantes da RECICLA Banda apresentaram sua musicalidade, acompanhando os alunos e participantes que distribuíram panfletos no comércio. A caminhada foi finalizada na Praça Castro Alves, com apresentações teatrais e lúdicas dos alunos da rede municipal, chamando atenção dos pedestres.

“Obrigada a todos que vieram e de fato realizaram essa ação, sabemos que a causa requer grandes esforços. Esperamos que além da programação de hoje, todos os dias consigamos sensibilizar as pessoas, principalmente os pais, pois muitas crianças ainda são obrigadas a trabalhar diariamente, quando na verdade deveriam estar na escola para aprender e construir um futuro melhor para si e para as suas famílias”, disse Karlúcia Macêdo, secretária de assistência social e trabalho e presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente.

Com o apoio da Coordenação Municipal de Trânsito- COOTRANS e Guarda Municipal que acompanharam o percurso, a caminhada ocorreu com tranquilidade, conforme planejamento da organização.

DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Fonte:
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades