Notícias

12
Jun/18

Nutricionista dá dicas para aproveitar o melhor das festas juninas, sem exageros


E de repente já é junho!

Chegou a época mais festejada do ano após o carnaval, os populares Festejos Juninos. As festas Juninas são comemoradas, sobretudo, na região nordeste, no mês de junho. Trata-se de uma festa que mistura religião, forró pé de serra, danças, cores, além, claro, de guloseimas à base de milho, canela, amendoim, arroz, entre outros.

É justamente neste mês que acontecem os exageros e os pecados da gula são cometidos. O que pouca gente sabe é que, com moderação, tudo é permitido. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, alguns ingredientes juninos trazem inúmeros benefícios à saúde. É o que garante a nutricionista, que dá dicas sobre como aproveitar o melhor da festa, sem abrir mão da rica gastronomia típica. Confira!

No período junino é necessário ter cuidado redobrado com alimentação em restaurantes, lanchonetes, supermercados e, principalmente, nas ruas, palco dos grandes festejos do São João. Todo cuidado é pouco na de hora tomar medidas preventivas ditas pelos nutricionais sobre o assunto. Portanto, é necessário seguir à risca as indicações desses profissionais, a fim de evitar danos indesejáveis.

No cardápio, pratos típicos como bolo de macaxeira, cuscuz baiano, mingau de milho, cocada, bolo de tapioca, pamonha, canjica entre outros, atraem olhares de diversos brincantes às barraquinhas do festejo. Diante de tantas opções, quais os cuidados devemos ter para mantermos uma alimentação saudável e livre de um possível mal-estar?

Para evitar exageros, a dica importante é fazer lanche antes de sair de casa e se hidratar de forma adequada. Esse método ajuda a diminuir a fome e assim fica mais fácil resistir às tentações das festas juninas. Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.

É importante prestar atenção nas condições de higiene e a limpeza do local e se os alimentos estão devidamente acondicionados. “É um momento festivo que muitas vezes não atentamos para os cuidados mínimos. Por outro lado, é importante avaliarmos três requisitos fundamentais para não perdermos a festa, entre eles, a higiene dos pratos, a salubridade dos ambientes e a preservação da comida, analisar se está com aspecto atrativo”, alerta.

A Nutricionista destaca ainda que comidas como pamonha e canjica devem ser consumidas no mesmo dia do preparo. “É importante lembramos que alimentação tem um prazo para a ingestão. Desta forma, existem alimentos com um período bem curto para consumo e que ingerido com o prazo de validade vencido pode causar danos à saúde como desarranjo intestinal”, explica Souto.

Diante de tantas opções, o consumidor deve sempre estar atento ao valor calórico desses produtos, e consumir com moderação. São vários alimentos e bebidas que exigem um cuidado nosso com relação ao consumo de carboidratos e de gorduras, por isso é importante ficar de olho no rótulo e observar o prazo de validade desses alimentos.

“Procurem sempre a orientação de um Nutricionista e façam atividades físicas para colocar seu corpo em um condicionamento bom”, conclui a Nutri.

Jeisa Souza Nutricionista
Atendimento clinico & Assessoria e Consultoria Nutricional
Fones :( 77) 3628- 6237 / 9. 9807-6158 / 9. 9844-0637

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades