Notícias

30
Mai/18

UMOB e CONSID realizam assembleia em Formosa do Rio Preto



Na última quinta-feira, 24, o Consórcio dos Municípios do Oeste da Bahia - CONSID, juntamente com a União dos Municípios do Oeste da Bahia– UMOB, realizou mais uma assembleia dos prefeitos que compõem as entidades.

A primeira reunião itinerante de 2018 aconteceu na cidade de Formosa do Rio Preto. “É com felicidade e muita satisfação que recebo meus colegas prefeitos em uma data tão comemorativa para a nossa cidade (a Vaquejada de Formosa). Aproveitamos o momento para debater assuntos importantes para o desenvolvimento regional”, afirmou Termosires Dias Neto, prefeito de Formosa e Presidente do CONSID.

Na ocasião foi apresentado o Sistema de Inspeção Territorial – SIT, uma nova proposta de inspeção sanitária para produtos de origem animal e vegetal, que irá garantir a comercialização dos produtos não apenas no município produzido, mas em todo o território. Uma parceria realizada entre o CONSID em conjunto com a SEPLAN, SDR, CAR e SEAGRI.

Também houve a proposta de criação de um Fórum de discussão do ITR, para que sejam feitas reuniões anuais com o objetivo de aproximar os municípios e produtores. Além disso, foi feita a inclusão de Formosa no programa AGTER – Terra Livre (com 200 títulos) que regulariza e concede documentação ao pequeno produtor, visando uma maior facilidade na busca por subsídio junto às instituições financeiras.

O Presidente da UMOB e prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisostomo ressaltou apoio ao projeto do PDDU, que será realizado via CONSID: “É importante que os municípios se unam em prol do desenvolvimento coletivo. A UMOB disponibiliza todo o seu apoio para construção do Projeto do PDDU, que será realizado pelo CONSID. Via consórcio, o projeto irá reduzir as despesas possibilitando a aplicação de tais recursos em outras áreas para a população”.

Além disso, o professor da UFOB e diretor do Centro de Humanidades, Prudente Pereira de Almeida Neto fez a apresentação do cronograma de trabalho do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU, seguida pela assinatura o contrato de programa do mesmo.

Dentre as autoridades presentes, estavam o vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS e prefeito de Catolândia, Gilvan Pimentel Ataíde, Márcio Mariano, prefeito de Muquém do São Francisco, representando o prefeito de Santa Rita de Cássia, o vice-prefeito Ranulfo Barbosa, Belém, o vice-prefeito de Riachão das Neves e o Presidente da Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, José Edmilson de Souza.

Fonte:Ascom UMOB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades