Notícias

21
Mai/18

Startup Day é realizado em Barreiras

Município do Oeste baiano foi uma das 60 cidades brasileiras a receber o evento



Investidores, incubadoras, startups já consolidadas e um público interessado no empreendedorismo puderam discutir juntos o cenário e as tendências do ecossistema desse tipo de negócios durante o Startup Day. Trata-se de uma mobilização nacional promovida pelo Sebrae para fortalecer e estimular o desenvolvimento de startups. O evento ocorreu no último sábado, 19, simultaneamente em 60 cidades brasileiras. Em Barreiras, a ação lotou a Casa da Cultura do município, que reuniu empreendedores e potenciais empresários para analisar as oportunidades, as dificuldades e os desafios do mercado.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, abriu o evento e ressaltou a sua dimensão. “O Startup Day se tornou um evento de suma importância por se tratar de um segmento de destaque e em grande crescimento no país. Com soluções desse tipo, o Sebrae ajuda esses empreendedores ou potenciais empresários a fomentar novas ideias, descortinar oportunidades de negócios e despertar os jovens no mercado empreendedor, além da troca de experiências que impulsionam os negócios”, pontuou.

Emerson destacou ainda que, a cada edição, os resultados surpreendem. “O desafio de promover um evento deste porte é enorme, mas com o time que se disponibilizou em estar aqui, como os próprios colaboradores do Sebrae, os mentores e palestrantes, transformou-se em um tremendo sucesso”, disse.

A programação contou também com a participação do presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Barreiras, Marco Antônio Ferreira, que falou sobre o projeto Estudante do Futuro e fez um balanço do ano em que assumiu a presidência, em 2017. “O projeto é a chave, não só pelo estimulo à criação de empresas, mas também pelo incentivo da participação de jovens no meio empreendedor, o que pode contribuir para a ampliação de novas oportunidades de trabalho e emprego”, afirmou.

O coordenador de Criação e Inovação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Erick Rojas, falou sobre o projeto quitandeiros. “O projeto é uma incubadora de empreendimentos tecnológicos e sociais. Nela é possível vivenciarmos o empreendedorismo por meio da colaboração e do compartilhamento de ideias e ações. Esse suporte técnico, gerencial e formação complementar fornecidos ao empreendedor proporcionam, de maneira eficaz, a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas e possibilitam o acesso a novas tecnologias desde os primeiros momentos de sua inserção ao mercado”, frisou. Além disso, Erick apresentou o edital de inscrição para o projeto, que já está aberto para seleção de empreendimentos em processo de incubação e projetos de base tecnológica.

A palestra mais aguardada foi a do empreendedor cultural e mentor da Startup & Maker, Rogério Robalinho, que é também realizador da Expoideia, da Bienal do Livro de Pernambuco e das Feiras de Livros dos Sertões. Rogério abordou os modelos dos negócios criados, inovação e transformação. “Participar de eventos que lidem com pessoas empenhadas neste tipo de segmento são fundamentais, tanto para aprimorar o que vem sendo desenvolvido quanto para abertura de novos horizontes para outras criações”, avaliou.

Na ocasião, o público pôde conferir apresentações de cases de sucesso, momentos para networking, troca de experiências, ações de facilitadores com ampla vivência de mercado e pitchs para avaliação de projetos. O Startup Day despertou novas ideias no engenheiro civil e professor do IFBA, Marcos Penalber. “A ideia é de montar uma startup em Barreiras. Como está em fase embrionária, vou amadurecer o projeto para colocá-lo em pratica”, frisou.

O Sebrae Startup Day tem como parceiros o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Faculdade Dom Pedro II, Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb) e Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e tem ainda o apoio da Prefeitura de Barreiras e da Alpha Marketing Digital.

A realização é do Sebrae, Associação de Jovens Empreendedores de Barreiras (AJEB) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Mais informações podem ser obtidas na unidade regional do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades