Notícias

21
Mai/18

CAPS comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial





Em Barreiras o 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial, foi celebrada na Praça Castro Alves, na tarde dessa sexta-feira com uma programação especial realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II.
Com o ambiente todo decorado, os usuários levaram a mensagem: Liberte-se de estigmas e preconceitos, sejam loucos uns pelos outros. Ao ritmo da Recicla Banda, o Prefeito Zito Barbosa, juntamente com a secretária de saúde, Marisete Bastos e vereadores, participaram da dinâmica das atividades sociais desenvolvidas na praça.

Os usuários do CAPS II fizeram uma apresentação teatral e cantaram uma música específica de autoria deles, mostrando a criatividade e retratando a importância desse dia de luta através das oficinas de teatro e de música.





A explanação sobre a luta antimanicomial foi desenvolvida pelo professor Bruno Klecius da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, ele falou da data histórica dentro da saúde mental. O momento de reflexão sobre do Dia da Luta Antimanicomial foi encerrada com a participação especial do vocalista Daniel da Cruz, da Banda Remanescentes que cantou várias músicas junto com integrantes da Recicla Banda e usuários do CAPS na praça.

“Essa luta é de todos nós, desenvolvemos diversas atividades lúdicas no CAPS que inseri os usuários do programa no contexto social, acreditamos que trancar pessoas que sofrem com transtorno mental não é a melhor alternativa, tratar de forma igual e inclusa é ainda a melhor opção”, disse a Coordenadora de Saúde Mental, Denny Samper.
Fonte:
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades