Notícias

21
Abr/18

Conselho Tutelar de LEM em ação



As consequências do trabalho na vida de crianças e adolescentes são inúmeras. Além de muitas vezes reproduzir o ciclo de pobreza da família, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem da criança, quando não a tira da escola e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio rural, entre outros.A vivência plena da infância é essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, impactando diretamente na construção de uma vida adulta saudável. O que acontece nesta etapa do desenvolvimento pode gerar traumas irreversíveis.Além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, brincadeiras e educação, as crianças que trabalham carregam graves consequências para a vida adulta, como impactos físicos, psicológicos e econômicos, além da perpetuação do ciclo da pobreza, repetido de geração a geração.

Quais consequências? Elencamos algumas:
Impactos físicos;
Impactos psicológicos;
Impactos econômicos e
Ciclo da pobreza.
Brincar é um direito!

O direito de brincar é reconhecido internacionalmente desde 1959 na Declaração Universal dos Direitos da Criança, que o prevê como uma vertente do direito à liberdade de meninos e meninas.
Neste sentido, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente o Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães, juntamente com o PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com apoio da Guarda Municipal, realizou nesta manhã de sábado 21/04/18( feriado) Ação para conscientização da população que TRABALHO INFANTIL é CRIME.
Como também estaremos nas feiras do Santa Cruz e Mimoso II.

Fonte: Conselho Tutelar de LEM em Ação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades