Notícias

12
Abr/18

Jeisa Souza: Conheça os nutrientes do Feijão e seus benefícios para Saúde



Você come feijão todos os dias? Se respondeu  que sim, parabéns! Do contrário, saiba que excluir este alimento da alimentação diária pode trazer diversos prejuízos para a saúde.

Hoje, o que observo através da experiência em consultório é que as pessoas possuem uma visão distorcida sobre diversos alimentos. O feijão, infelizmente, é um deles. É cada vez mais frequente encontrar indivíduos que excluem o feijão da dieta por acreditarem que esta leguminosa “engorda”, prende o intestino ou não possui valor nutricional.

Em primeiro lugar, quando falamos em estratégias para emagrecimento, o feijão pode ser um grande aliado! Não acredita? Pois bem, vamos aos fatos: o feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição.

Além disso, as fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidemias como colesterol e triglicérides elevados.

Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas.

E as vantagens deste alimento não param por aí. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções. Portanto, pense duas vezes antes de sair falando que o feijão não tem valor nutricional…

Mas atenção: na hora de comprar esta leguminosa é importante observar sua qualidade. Sempre evite o feijão enlatado, pois contém muito sódio e pode aumentar a pressão arterial e provocar inchaços. Observe se a embalagem está íntegra, sem furos ou indícios de adulteração, se os grãos apresentam coloração mais clara (indicando que estão mais novos) e se estão inteiros. Para conservá-lo corretamente, armazene em lata vedada, longe da umidade.

Depois de tantos benefícios descritos, não existe justificativa para não consumir um alimento tão importante como o feijão. Vamos valorizar este alimento tipicamente brasileiro e retomar os velhos e bons hábitos alimentares!

No próximo artigo, continuarei a falar sobre o feijão, desta vez destacando a importância do casamento “arroz com feijão”. Até lá, e boa apetite!

Fonte: ANutricionista.Com

Jeisa Souza
 Nutricionista/CRN 6206
Atendimento Clínico &
Assessoria e Consultoria Nutricional
Fone (77) 9.9807-6158 /9.9844-0637

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades