Notícias

22
Mar/18

Vaca dá à luz bezerros gêmeos no oeste da Bahia: '1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos', diz especialista

Caso ocorreu na zona rural da cidade de Baianópolis. Dono dos animais disse que não é o primeiro caso na fazenda





Uma vaca deu à luz bezerros gêmeos idênticos em uma fazenda da zona rural do município de Baianópolis, localizado na região oeste da Bahia. O caso é considerado raro por especialistas.

"A ocorrência de nascimento de gêmeos, sendo idênticos ou não, varia na faixa de 0,3% a 0,9% dos nascimentos na espécie bovina. Não é uma coisa comum. É um fato raro. E sendo gêmeos idênticos é mais raro ainda. É apenas 5% desses casos de partos duplos. Então, seria em torno de 1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos", afirma o coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Danilo Gusmão.

O comerciante e produtor rural Dalvino Rocha, proprietário dos animais, contou que os bezerros são cria de uma vaca de quatro anos e de um touro de nove, ambos da raça nelori.

Dalvino afirmou que os bezerros já estão com dois meses e nasceram a saudáveis. A vaca não teve nenhum problema na gestação e está amamentando normalmente.

Ainda segundo o produtor rural, não é a primeira vez que o fenômeno acontece na fazenda. Dalvino já teve, há quatro anos, uma vaca que deu à luz bezerros gêmeos.

"Interessante que eu costumo dizer que as bençãos são tantas, que nessa fazenda até as vacas produzem de dois em dois . E eu já estou torcendo para que todos os partos das nossas vacas sejam de dois", diz.

Fonte: TV Oeste/G1 BA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades