Blog do Sigi Vilares - 7 Anos


 
 

Notícias

14
Fev/18

Sebrae promove encontro de Agentes de Desenvolvimento do Oeste da Bahia

O evento visa atualizar e alinhar o trabalho dos profissionais que atuam nos municípios da região

Barreiras - Como forma de capacitar os técnicos responsáveis por atuar nas Salas do Empreendedor e fomentar o empreendedorismo no Oeste da Bahia, o Sebrae em Barreiras realiza o Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento. O evento acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 8h30 às 17h30, no auditório da instituição, e visa atualizar e alinhar o trabalho dos representantes municipais que atuam na região (Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Bacia do Rio Grande).

A programação do Encontro Regional contará com as palestras “Novas regras do Simples Nacional", "Desenvolvimento local e compras públicas municipais", “Atendimento e capacitações para MEI, Micro e Pequenas Empresas", e "Inovação nos pequenos negócios". De acordo com Emerson Cardoso, gerente Regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, a expectativa é de que participem do evento agentes e secretários municipais. “Um dos itens obrigatórios para que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas seja considerada implementada no município é a participação do Agente de Desenvolvimento. Sua presença no encontro será importante para adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e construir o Plano de Ação para o desenvolvimento municipal", pontuou Emerson.

Mais informações podem ser obtidas na unidade do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Edifício Portinari, Centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.

Agentes de Desenvolvimento - Coordenar a Sala do Empreendedor, articular ajustes nos editais com os setores de licitação – lembrando as facilidades garantidas pela Lei Complementar nº 123/2006, conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – para que o município realize compras e empresários de pequenos negócios e produtores locais, além de buscar recuperar a arrecadação do município através da formalização de novos negócios. Essas são algumas das atribuições dos Agentes de Desenvolvimento.

O profissional também tem a função de organizar um plano de trabalho adequado à implantação da Lei Geral, identificar e mobilizar as lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com o projeto, montar e oficializar grupos de trabalho com os representantes das instituições, manter a articulação entre as lideranças, registrar e organizar as atividades e auxiliar o poder público municipal a cadastrar e engajar os MEI.

Para ser Agente de Desenvolvimento Local, é preciso passar por uma seleção que avalia a capacidade do candidato de planejar, executar e articular políticas de implementação da Lei Geral e também ser indicado pela Prefeitura.

Salas do Empreendedor - A Sala do Empreendedor é um espaço implantado nos municípios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Nas salas, os agentes e seus representantes atendem de forma simples e sem burocracia potenciais empresários ou empreendedores em busca de formalização, Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Entre os serviços ofertados nas Salas estão orientações para montar e formalizar um negócio, emissão de certidões e notas fiscais, informações sobre linhas de crédito disponíveis para pequenas empresas e sobre licitações da prefeitura, impressão de guias de pagamento de impostos, entre outros.

Fonte:Luciane Souza/Agência Sebrae de Notícias Bahia
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades