Notícias

29
Nov/17

Feirantes que estão no estádio Geraldão reclamam da falta de energia no local


 
O Blog Sigi Vilares recebeu nesta semana, várias reclamações de alguns feirantes que estão trabalhando na área externa do Estádio Municipal Geraldão, na cidade de Barreiras. Entre as reclamações, está a falta de energia elétrica, uso de gás de cozinha e a principal: a falta de clientes.  



Os feirantes alegam que após a mudança para o local as vendas caíram significativamente. No estacionamento do estádio, estão trabalhando os feirantes do setor hortifrúti, biscoitos, produtos derivados do leite e lanchonetes.

Nossa equipe esteve no local na tarde desta terça-feira, 28. O que encontramos realmente, foram várias barracas fechadas e pouco movimento de clientes.





Tentamos gravar com alguns feirantes, mas ele não aceitaram, alegando que podem sofrer represálias. Conversamos com alguns deles que demostraram muita insatisfação com o local que foi disponibilizado.

Uma das feirantes do setor de lanchonete, falou a nossa equipe que tem 22 anos que trabalha na feira e nunca viu uma situação parecida.



Outra vendedora de hortifrúti disse que não sabe mais o que fazer, pois as frutas estão em cima da bancada, estragando e os clientes não aparecem. A falta de clientes no local não é o único problema aprestando pelos trabalhadores.

No espaço, também não foram instalados os sistemas de energia elétrica e gás de cozinha, principalmente para as barracadas que trabalham com lanches.

Os feirantes deste setor, não tem como utilizar freezer, geladeira ou fogão. Segundo eles, todos os alimentos que estão sendo vendidos nas bancas, estão sendo levados de casa, pois não tem como fritar ou assar os salgado na hora. Bebidas geladas, como refringentes e Água mineral, também não estão sendo vendidas.







O que encontramos no local, foram apenas garrafas de suco, que está sendo servido com gelo. Fomos até a feira livre, para ver como estão os trabalhos no local que foi incendiado, mas pouca coisa foi feita. O que vimos foram alguns trabalhadores realizando reparos no galpão do setor de açougues, que também foi atingido com as chamas. Mas no local mesmo, onde o fogo destruiu as barracas, quase nada foi feito, apenas a remoção dos escombros.


A instalação de energia e gás no local, não ocorreram segundo os feirantes, por orientação do corpo de bombeiros. Nossa equipe entrou em contato com o corpo de bombeiros, para saber o que realmente aconteceu.

De acordo com os corporação, os sistemas de energia e gás não foram autorizados no local, em função da ausência desses serviços, no projeto de combate incêndio, apresentado pela Prefeitura Municipal de Barreiras.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, caso a Prefeitura faça algum outro projeto e insira esses serviços, com laudos técnicos de profissionais habilitados nas áreas, os bombeiros farão uma nova avaliação e posteriormente irão liberar as instalações elétricas e de gás.

Nota da prefeitura - Segundo assessoria de comunicação da Prefeitura de Barreiras, os serviços acima citados, não foram inclusos no projeto, em razão da feira ser destinada a venda de hortifrutis, por isso o espaço não foi adaptado com uma estrutura de cozinha e refrigeração. Já que os feirantes deste setor não têm a necessidade do uso desses serviços para vender seus produtos. 

Tentamos - A reportagem do Blog do Sigi Vilares tentou conversar com o Secretário de Agricultura do Município, José Marques, mas até o fechamento desta mátria, não tivemos retorno.

Fonte: Thiago Vilas Boas/Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades