Notícias

18
Jun/13

Profissionais do SAMU de Wanderley passam por treinamento



A Coordenação da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Wanderley-Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos últimos dias 14 e 15 de junho, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para os técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores.

O objetivo foi capacitar e melhorar cada vez mais os conhecimentos e habilidades necessárias para o atendimento às vítimas de urgência e emergência.



O curso foi ministrado pelos enfermeiros Jose Henrique e o socorrista George Jose ambos do SAMU de Barreiras e o enfermeiro Alex, de Luis Eduardo Magalhães, e instrutores da empresa oeste treinamentos.

Foram abordadas algumas temáticas como regulação médica, como desobstruir vias aéreas por corpo estranho com a manobra de Heimlich, retirada de pacientes em lugares de difícil acesso e o socorro as vítimas de acidentes automobilísticos, que são as principais ocorrências dos atendimentos realizados diariamente dentro do município.



O Prefeito de Wanderley, José Conceição dos Santos, ressaltou que “Uma das prioridades de sua gestão é possibilitar capacitação aos funcionários públicos municipais para que estes possam atender a população com qualidade e responsabilidade. Por isso, não mediremos esforços para a prática de treinamentos e formação no município.”

De acordo com a coordenadora do SAMU, a enfermeira Tamires Rios em sua visão “a equipe deve chegar o mais próximo possível da perfeição, desta forma, o treinamento é a única possibilidade para que isso ocorra.”



Para o socorrista Leonardo Queiroz, o curso foi de extrema importância para o aprendizado, tornando a equipe mais capacitada e treinada para realizar o atendimento as vítimas. “Todo conteúdo foi de grande aproveito, não iremos esquecer mais e tentar colocar em prática as aprendizagens adquiridas numa situação real de atendimento”, destacou.



A conclusão do Curso de Atendimento Pré-hospitalar foi realizado uma simulação na praça principal da cidade, onde retratou uma colisão entre uma moto e um carro. O momento foi para que a equipe do SAMU colocasse em prática todo os conhecimentos adquiridos durante o treinamento e assegurar um atendimento da forma mais correta e segura numa situação real deocorrência.

Fonte:Blog do Sigi Vilares com informaçõe e fotos do SAMU de Wanderley
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades