Notícias

19
Jul/17

Barreiras já iniciou em todas as Unidades de Saúde a Semana de Combate às Hepatites Virais

O dia D será na próxima semana, 25 de julho



O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou hoje, 17, e vai até o dia 28 de julho, a Campanha anual de combate às Hepatites Virais em Barreiras, com o objetivo de alertar a população quanto à doença, suas formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento.

Durante toda essa semana, serão promovidas ações educativas e de conscientização em salas de espera em todas as Unidades de Saúde em Barreiras. As equipes estarão panfletando e mostrando a importância da vacina e dos cuidados contra a Hepatite.

No dia 28 é celebrado em todo Brasil o combate às Hepatites Virais, em Barreiras o dia D acontecerá na próxima semana, no dia 25 de julho na Unidade de Saúde Leonidia Ayres, onde terão várias palestras sobre as consequências e tratamento dessa doença, além da realização de testes rápidos de diagnóstico para as hepatites B e C e vacinação.

As Hepatites Virais costuma ser uma doença silenciosa, as vezes só é percebida quando ela começa a se manifestar de forma mais grave, como uma cirrose ou câncer de fígado. De acordo com a Coordenadora do CTA em Barreiras, durante todo ano é realizado testes e amostragens sobre essa doença.



“Funcionamos o ano todo para atender a população de Barreiras e região sobre as várias doenças virais, como HIV/AIDS, Hepatite Virais e HTLV. As pessoas podem procurar esse Centro para tirar dúvidas, fazer testes ou até mesmo os exames”, disse Rosivani Fragoso.

Em Barreiras, o Centro de Testagem e Aconselhamento fica anexado na Unidade de Saúde Leonídia Ayres, no bairro Morada Nobre. Funciona o dia todo de segunda a sexta-feira. A Coordenadora também alerta a importância da prevenção.

“A hepatite é uma inflamação grave do fígado, podendo ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. Esse é um momento oportuno para as pessoas levarem essa doença a sério, se vacinarem, se tratarem e realizar o teste caso tenha suspeita de estarem com essa doença. Estaremos durante todo o dia 25, realizando esses testes e aplicando a vacina em quem ainda não tomou, essa vacina é gratuita e faz parte da caderneta”, destacou.

Fonte:DIRCOM/Prefeitura de BARREIRAS
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades