Notícias

21
Jun/17

Dica Microlins: As diferenças entre ser líder e ser chefe

Mercado de Trabalho - Assumir um cargo de responsabilidade em uma empresa é o sonho de muita gente. Ter status de chefe, participar de reuniões importantes e ser consultado sobre os direcionamentos da empresa... Mas será que ser líder e ser chefe é a mesma coisa?

Há quem diga que um líder pode tornar-se chefe, mas um chefe não se torna um líder. Isso porque há diferenças grandes entre as duas definições. Qual você é? Confira as principais características de cada um que a Microlins separou para você e avalie se você é um líder ou um chefe:

Formato de trabalho
Um chefe é aquele que se isola em sua sala e manda tarefas à sua equipe, determinando os prazos e o método de trabalho. Ele crê que a sua maneira de resolver as coisas é a mais correta, desconsiderando a experiência dos demais profissionais. Quando consultado sobre alguma dúvida, chama a atenção e cobra que as pessoas sejam mais “responsáveis” e “corram atrás” da informação.

Em contrapartida, um líder é aquele que gosta de compartilhar o mesmo espaço com sua equipe, afinal, a comunicação fica bem mais fácil. Ele estrutura processos e atividades em conjunto, ouvindo os demais profissionais que trabalham com ele, e não para ele. Quando consultado sobre alguma dúvida, auxilia a pessoa e orienta no desenvolvimento da atividade.

Relacionamento - O chefe sempre se relaciona com seus chefiados utilizando-se do recurso da hierarquia para impor suas vontades. Prefere não interagir demais com as pessoas porque precisa manter sua “imagem de respeito” e com isso, perde a oportunidade de aprender e fazer amizade com seus colegas de trabalho. Sua interação é estritamente profissional e espera que todos pensem e ajam do mesmo jeito.

Já o líder é aquela pessoa que se relaciona bem com todos, está sempre disposto a ajudar e a interagir. Ele preza por momentos de descontração em que sua equipe possa compartilhar mais do que assuntos de trabalho, pois é nessas horas que grandes ideias são construídas. Ele não se importa em fazer parte do time, já que sem o time, ele também não seria nada.

Comando - O chefe é a pessoa que comanda pelo grito, pela imposição do cargo. As pessoas têm medo dele e por isso fazem seu trabalho tentando não incomodar de jeito nenhum. Ele repete quantas vezes for necessário que está no comando, para afirmar sua posição hierárquica. A frase “manda quem pode, obedece quem tem juízo” é seu lema preferido.

Já o líder é aquela pessoa que comanda pela inspiração. Ele não precisa ficar cobrando posturas, atitudes, entregas e prazos, pois ele é o exemplo que todos querem seguir na empresa. Ele não se aproveita de uma posição de destaque para dar ordens, pelo contrário, ele tem uma posição de destaque porque as pessoas o veem como um líder, alguém a ser seguido.

Comunicação - O chefe retém toda informação que possa favorecê-lo de alguma forma. Muitas vezes, manipula algum dado para que possa se sobressair à equipe e mostrar que é ele quem faz tudo. Faz autopromoção a todo momento, depreciando seu time e criando oportunidades para falar o quanto está cansado de ser responsável por tudo.

A comunicação do líder é clara, transparente e direta. Ele não manda recados, conversa com a equipe sem medo de ser sincero e sabe ouvir críticas e sugestões. Está sempre aberto ao feedback e encoraja sua equipe para que faça o mesmo, pois é através de uma comunicação fluida e de duas vias que se constroem grandes relacionamentos.

O líder ainda valoriza a equipe e todas as realizações são comemoradas em conjunto. Ele elogia em público, fala das conquistas e apoia seu time. Sua principal preocupação é manter a equipe motivada.

Seja um líder com a Microlins! - Agora é a hora de você dar seu primeiro passo para o futuro. Se você quer se tornar um líder reconhecido, confira os cursos de Líder Administrativo, Liderança e Gestão de Pessoas e Evolução Pessoal da Microlins. Torne-se um profissional qualificado e comece já a ter sucesso!

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades