Notícias

20
Jun/17

Afinal de contas, onde é a divisa da Bahia com o Goiás?



A dúvida dos moradores da região do Rosário existe desde muito tempo. Ninguém sabe ao certo onde realmente passa a divisa entre os estados da Bahia e de Goiás. Essa situação ganhou, pode se dizer, um novo capítulo nesses últimos dias com a colocação de novas placas do DNIT que indicam as divisas de municípios e estados.



A maioria das pessoas acredita que a divisa entre os estados fique já dentro do perímetro urbano do Rosário, precisamente em frente ao terminal rodoviário Alto da Serra, onde estão as placas sinalizando a divisa, porém as imagens do Google Maps e as informações de moradores mais antigos da região afirmam que, a linha divisória entre Bahia e Goiás fica há cerca de 5 KM do Rosário, no sentido à Brasília/DF, em frente a um antigo galpão de armazenamento de grãos, conhecido como “Siriema”, inclusive nesse local, na margem esquerda da BR 020, sentido DF, existe uma obra abandonada há cerca de 30 anos, obra essa que, segundo relatos, seria o Posto Fiscal da divisa dos dois estados.


A obra abandonada



As placas foram colocadas indicando a divisa entre os municípios de Guarani de Goiás/GO e Jaborandi/BA, no local que citamos acima, há cerca de 5 km do Rosário, sentido Brasília, e placas indicando a divisa entre os municípios baianos de Correntina e Jaborandi, logo depois do Rosário, cerca de 2 KM, também no sentido Brasília. Até aí tudo bem, pois esses são, de acordo com o que vemos pelos mapas atuais, os pontos de divisa dos municípios citados.



A questão é a placa que indica a divisa entre os estados, essa foi colocada já dentro do perímetro urbano do Rosário, em frente ao terminal rodoviário, como já citamos. Da forma como estão, as placas dão a entender, para quem trafega no sentido Brasília/Bahia, que primeiro você entra nos municípios BAIANOS de Jaborandi e Correntina para depois entrar no estado da Bahia, bem confuso não?!



Além disso, se o que vale são os mapas atuais, pois esses foram utilizados como referência para a colocação das placas de limites dos municípios, então as placas de divisa de estados deveriam estar há 5 KM do Rosário, em frente a “Siriema”, junto com as da divisa entre Guarani de Goiás e Jaborandi.

Dessa forma continua a dúvida, onde, de fato, fica essa divisa?

Fonte:Reportagem de Magnum Favretto/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades