Notícias

01
Jun/17

Presídio de Barreiras será inaugurado nesta sexta-feira

A equipe do Blog do Sigi Vilares esteve visitando o Conjunto Penitenciário de Barreiras e conversou informalmente no local com alguns representantes do estado e da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia), dentre estes o subsecretário da SEAP/BA, Carlos Sodré.

A inauguração do presídio está confirmada para esta sexta-feira, 2, a partir das 10h30, na sede do Conjunto Penitenciário, com a presença do governador do estado Rui Costa ainda incerta. Mas, com a presença do secretário da SEAP/BA, Nestor Duarte e demais autoridades confirmadas. A inauguração não quer dizer que o presídio irá funcionar logo. Isso demandará ainda alguns dias para a finalização da logística, móveis e demais arrumações que já estão sendo providenciadas, mas que demandam tempo.

O presídio em Barreiras conta com cerca de 536 vagas para presos preferencialmente da região oeste da Bahia, mas com o decorrer do tempo, na medida que for necessidade do estado, para preencher vagas em outros municípios baianos fora da região, poderão ser relocados para Barreiras.

Este é o primeiro presídio construído no oeste e é considerado o mais moderno da Bahia e super seguro, juntamente com outros do mesmo modelo que já foram inaugurados e outros que serão ainda inaugurados, tendo dois presídios deste modelo já foram inaugurados em Vitória da Conquista, o segundo será inaugurado em Barreiras amanhã, outro será ainda inaugurado em Irecê, um em Brumado e outro em Salvador, contemplando cinco municípios do estado com modelo de presídio com ressocialização de presos de forma mais moderna, diferente de outros modelos já existentes que foram construídos em outras décadas.



Todos que forem entrar no presídio, passarão por um scanner sofisticado, que vem de fora, o qual detecta tudo que a pessoa possui, evitando a entrada de produtos ilícitos, inclusive se tiver objetos injetados no corpo e está revista com o scanner será feito para todos os funcionários, visitantes, familiares e advogados.

Nossa equipe pode constatar no local e em conversa com os representantes estaduais que o presídio é bastante seguro, com concretos vindo de fora também, já prontos e de forma diferenciada e de alto poder a liga, considerado quase três vezes mais resistente do que uma ponte de concreto na questão segurança, além de chapa de aço nas paredes e no solo, deixando assim as celas extremantes resistentes e dificultando a tentativa de fuga, até quebrar ou furar paredes que será muito difícil.

Mais de 100 câmeras de monitoramento em diversos locais no presídio estarão sendo usados, além de guaritas de seguranças. Advogados ou visitantes não terão contato direto com presos, o diálogo entre eles será numa sala através de uma janela transparente protegido com vidro e interfones, além de serem monitorados pelas câmeras. Outras tecnologias a mais serão utilizadas também para ajudar na segurança, como bloqueador de celular.

Os presos terão profissionais a disposição no presídio, como enfermeiros, médicos, nutricionistas e terão uma comida balanceada. Outra novidade é que terão celas diferenciadas com números presos por cela, além de cela especial para casais nas visitas íntimas, celas exclusivas para deficientes físicos também.



Haverá a ressocialização dos presos que terão salas especiais onde poderão trabalharem através de serviços diversificados ou empresas que queiram implantar para que os presos trabalhem na prestação de serviços ou produtos destas empresas parceiras, além de alguns serviços de parte dos presos no interior do presídio que eles poderão executar e a aprender como a padaria que há no interior do Conjunto Penitenciário. Tudo isso, na tentativa que o preso ao ser solto, já saia com uma profissão e melhor do que entrou, sendo ressocializado para voltar a sociedade.

O valor investido na obra com recursos próprios do estado neste presídio em Barreiras, foi um total aproximado de 22 milhões de reais e será administrado no regime de co-gestão com a empresa ganhadora na licitação feita, no caso, a SOCIALIZA.

Alguns trâmites burocráticos, nomeação do diretor do presídio, dentre outros, serão ainda definidos no decorrer da semana que vem, mas os profissionais que irão trabalhar, já finalizaram ontem os cursos e treinamentos práticos que aconteceu na UNEB, ficando a disposição da empresa Socializa que administrará o presídio e convocará na medida das necessidades e demandas os profissionais, tendo uma parte como reserva.

Entrando em atividade, o presídio vai desafogar o complexo policial no bairro Aratu, o qual os presos de lá serão transferidos, ajustando e facilitando os trabalhos investigativos dos policiais civis na delegacia, além de evitar fugas ou mortes que em alguns casos ocorreram por não ser um local adequado para abrigar os presos que em alguns casos são de grandes quantidades, como atualmente, que tem 114 detentos.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades