Notícias

23
Mai/17

Barreiras 126 anos: A história do 4° BEC

Criado no ano de 1955, na Cidade cearense de Crateús, o 4º Batalhão de Engenharia, nasceu com vocação ferroviária e, logo, responsabilizou-se pela construção das estradas de ferro que ligavam as cidades de Crateús a Solonópolis, no Ceará; e Oiticica a Castelos Altos, no Piauí.

Em 30 de dezembro de 1957, recebeu sua denominação histórica atual, 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO, mais condizente com a gama de missões a que foi chamado a cumprir. Em 03 de julho de 1972, foi transferido para o Município de Barreiras, na Bahia, com o objetivo de estabelecer a ligação entre Salvador e a Capital Federal.
Foram mais de 700 km, vencidos em 10 anos, com o suor de 5.000 homens, em uma empreitada que nos enche de orgulho. Mais do que estradas e açudes, o 4º BEC construiu vidas.

No dia 31 de março de 1973 deu-se a instalação oficial do 4º BEC em seu quartel em Barreiras. No dia 16 de agosto de 1994, o 4º BEC recebeu a denominação histórica de Batalhão General Argolo em homenagem ao ilustre filho da Bahia, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão Filho, responsável por brilhantes feitos da recém-nascida Engenharia Militar Brasileira.

Ao longo de sua história, o 4º BEC conta com um imenso acervo de obras, pois contribuiu para o desenvolvimento do Nordeste, desde as adjacências de Crateús, Barreiras, e até mesmo em outros estados brasileiros.


Ao longo desses quarenta e três anos, no desempenho de suas variadas missões, o 4º BEC mantém uma memória que fica naqueles que deram o máximo para o cumprimento da missão.

Ferrovias; açudes; barragens; poços tubulares; sistemas urbanos de abastecimento de água; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; trabalhos de conservação e restauração; terraplenagem; construção de escolas, casas e quartéis; recuperação de aeroportos, são só alguns dos trabalhos da nobre Arma da Engenharia realizados pelo 4° BEC ao longo de seus 43 anos de história neste Novo Oeste.

Destacamos aqui, algumas obras, tais como:

- a duplicação da BR-101 no estado de Sergipe, distante 1.100 Km do 4º BEC, próximo a capital Aracaju - SE;

- a entrega da obra do anel viário no município de Barreiras; e

- As obras de restauração de 213 Km das rodovias TO-040 e TO-110 no estado do Tocantins.

Fonte:4° BEC
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades