Notícias

19
Abr/17

Clima de muita tensão para discutir aumento da data-base para os servidores em Barreiras









Sindicatos, servidores municipais e representantes do governo municipal se reuniram em assembleia realizada na tarde de ontem, terça-feira, dia 18, para negociar um possível aumento da data-base, conforme a lei municipal 1. 138/2014 que institui que todo mês de janeiro deve haver reajustes dos salários.

O que se viu foi uma grande mobilização e a Câmara de Vereadores ficou lotada com a grande presença servidores municipais e muitos deles ficaram fora da plenária porque não ter espaço para todos.

Na oportunidade, foram ouvidos os representantes do governo municipal que sinalizaram a impossibilidade, nesse momento, de conceder aumento conforme a lei municipal, alegando ultrapassar o teto de 54% da folha de pagamento, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os servidores municipais e representantes dos sindicatos das categorias não aceitaram este argumento do governo e apontaram a possibilidade de ajustes financeiros para honrar a data-base. A assembleia que se estendeu até início da noite, onde vários representantes tiveram oportunidade de se manifestar.

Houve muitas vaias dos servidores a medida que eram apresentados alguns argumentos do governo e aplausos quando era rebatido por integrantes da da categoria e sindicatos que saia em defesa dos servidores.
Após muita negociação, foi informado pelo secretário de finanças do município, um pré-agendamento com as categorias dos servidores municipais e sindicatos que poderá acontecer na manhã desta quinta-feira, dia 20, na sede da prefeitura a partir das 10h, para uma possível nova negociação após passar a situação ao prefeito.

Por outro lado, as categorias aguardam o resultado de quinta-feira, que dependendo se não houver acordo, decidir uma possível paralisação ou greve. Nos municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, que já tiveram seus aumentos e inclusive até acima dos índices do que as categorias dos municípios pediram. Em Barreiras, a luta tem sido intensa para que a data base tenha aumento.

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades