Notícias

13
Abr/17

Reforço na segurança pública é solicitado na SSP para impedir conflito

O clima é tenso em Formosa do Rio Preto

                        O deputado Eduardo Salles pediu reforço policial ao secretário de segurança do estado

A insegurança jurídica que vive os produtores da região Oeste da Bahia atingiu mais um capítulo dramático. Ontem, o juiz do município de Formosa do Rio Preto concedeu liminar favorecendo uma pessoa que alega ser dono das terras, que há mais de 30 anos são cultivadas pelos produtores, que hoje estão reféns de uma situação absurda.  

A liminar determina a posse de terras de uma área de 340 mil hectares, onde vivem 300 famílias de produtores, para uma pessoa que nunca cultivou ou produziu na região e tenta intimidar os produtores, com "seguranças" fortemente armados com fuzis e escopetas. Eles estão em Formosa do Rio Preto, na manhã de hoje, intimidando fazendeiros para que deixem suas propriedades, em plena fase de colheita.

Diante de um cenário tão preocupante, estive, agora há pouco, em audiência com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes dos produtores do Oeste, para solicitar o reforço da segurança na região e evitar um conflito que possa vitimar pessoas honestas e que só querem, e precisam, trabalhar nas suas terras. O secretário nos garantiu que uma ação enérgica será adotada para garantir a segurança e impedir o conflito iminente.

Esta já é a segunda reintegração de posse concedida pelo juiz que, sem ouvir os produtores, dá parecer favorável a outra parte, em clara intransigência jurídica. Tanto que a primeira sentença foi declarada ilegal pelo CNJ, que reconheceu a boa-fé dos produtores.

Ao longo do dia de hoje, teremos uma maratona de audiências para discutir esta situação e evitar que haja um conflito de proporções assustadoras. Os produtores já estão reunidos nas fazendas para resistir e lutar por suas propriedades. São 250 mil hectares plantados de soja, milho e algodão que podem ser destruídos. Estamos lidando com uma situação urgente que pode desestabilizar a economia do estado, com o desemprego de milhares de trabalhadores.

O vice-presidente da AIBA, Luiz Pradella, o presidente da Aciagri, Adilson, Campos, e o presidente da Aprochama, Fernando Zago, participaram da audiência na Secretaria de Segurança Pública.                       

Fonte:SECOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades