Notícias

12
Abr/17

Parabéns Tabocas do Brejo Velho e Serra Dourada. Elas comemoram hoje 55 anos


Tabocas do Brejo Velho

Nesta quarta-feira, 12, dois municípios no oeste da Bahia, que são vizinhos, fazem aniversários de emancipação política juntos e com a mesma idade, 55 anos. São eles: Tabocas do Brejo Velho e Serra Dourada.

Os dois municípios que fazem divisa, foram emancipados no dia 12 de abril de 1962. Tabocas do Brejo Velho é um município considerado em 2016, capital da energia solar da América Latina e quem nasce lá é chamado de taboquense.

De acordo com informações históricas, a região onde está localizada a cidade de Tabocas do Brejo Velho pertenceu a Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I desligou o atual Oeste da Bahia do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do Equador. A então Comarca do São Francisco foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. Após três anos sob administração mineira, a região foi anexada à Bahia em 1827.



Tabocas do Brejo Velho, era uma vila com a existência de um grande tabocal, que originou o nome TABOCAS, já o complemento do “Brejo Velho” decorreu da situação político-administrativa de ser o antigo povoado pertencente ao segundo Distrito de Brejo Velho, hoje Brejolândia, sendo que naquela época tanto Tabocas quanto Brejolândia pertenciam ao município de Angical. Em 1962, Tabocas conseguiu se desmembrar de Angical através de sua emancipação política.



No caso do município de Serra Dourada, quem nasce lá é chamado de serradouradense. Segundo relatos históricos, Originalmente habitado por índios acroás, foi povoada com o nome de São Gonçalo pois, segundo a tradição local, ali teria empacado uma besta de carga que, após ter a mesma transferida a outra alimária, esta também teria se recusado a mover-se; observando o conteúdo, descobriram que levava uma imagem daquele santo que, então, foi adquirida pelo senhor Pelegrino Lourenço da Silva, que mandou no lugar fosse erguida uma igreja.

Em torno do santuário foi se estabelecendo um povoado que, no ano de 1880, contava com 180 moradores, e com muitos sítios nas cercanias. Já antes, em 1836 era distrito de Santo Antônio do Urubu (atual Paratinga). Em 1868 compunha, com o distrito do mesmo nome, o distrito de Santana dos Brejos, pertencente a Rio das Éguas (atual Correntina), por decreto 1018, de 2 de maio daquele ano, sendo Presidente da Província José Bonifácio Nascente de Azambuja.



O decreto provincial 11.089, de 30 de novembro de 1898, alterou o nome de São Gonçalo para Penamar. Já no ano de 1962 o distrito de Penamar emancipou-se, com o nome de Serra Dourada, em alusão à formação orográfica local.
Parabéns ao povo desses dois municípios.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades