Notícias

13
Mai/13

Polícia Civil de São Desidério realiza “Operação Desarme”


Movimentação em frente à delegacia de polícia de São Desidério


O material apreendido pelos agentes da polícia civil



A polícia civil de São Desidério desencadeou na manhã desta segunda feira, 13, uma operação de combate à venda ilegal de armas e munições.

A operação foi batizada de "Operação Desarme". O objetivo dos agentes da polícia civil era encontrar armas e munições que estariam sendo comercializadas de forma irregular, em pelo menos cinco estabelecimentos comerciais, naquele município.

Segundo o delegado titular de São Desidério Dr. Carlos Cruz Ferro, as investigações começaram no ano de 2008, depois que o Juiz de Direito da comarca daquele município, Dr. Gabriel Moraes, requisitar ao delegado titular do mesmo município na época, Dr. Francisco Carlos de Sá, que instaurasse inquérito policial para investigar a denúncia de um preso da justiça, acusado de porte ilegal arma de fogo, de que comerciantes estariam comercializando de forma ilegal armas e munições no município.

De acordo com o Dr. Carlos Ferro, o inquérito foi instaurado no mesmo ano, 2008, pelo delegado da época "Dr. Francisco"; tendo sido retomada as investigações no início do ano passado, depois que o mesmo teve acesso ao processo. Sendo solicitado ao Poder Judiciário um mandado de busca e apreensão em cinco estabelecimentos suspeitos estarem vendendo as armas e munições de forma ilegal.

Na semana passada, o Poder Judiciário através do atual Juiz de Direito da comarca de São Desidério, Dr. Leandro de Castro dos Santos, após ter acesso aos autos do processo concedeu o mandado de busca e apreensão nos estabelecimentos suspeitos e na manhã desta segunda feira, 13, a policia civil de São Desidério, com o apoio de mais 12 policiais civis de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, cumpriram o mandado judicial de busca e apreensão nos cinco estabelecimentos suspeitos, sendo que somente em um os policiais encontraram uma vasta quantia de munições de vários calibres, pólvora, chumbos, espoletas e peças para fabricação e manutenção de armas artesanais.

O proprietário do comercio foi preso em flagrante por comercializar de forma irregular munições. O mesmo foi conduzido a delegacia onde deverá permanecer à disposição da justiça, já que o crime é inafiançável.

"A operação Desarme só foi possível devido o trabalho em parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Publico e Polícia Civil que trabalharam em sintonia para por fim na venda ilegal de armas e munições aqui em nossa cidade. Claro que sabemos que a operação poderia ter tido melhor êxito, já que o tempo em se levou entre requerimento do Poder Judiciário, investigação da Polícia Civil e a liberação do mandado de busca e apreensão a esses estabelecimentos poderia ser mais curto, mas estamos satisfeitos e esperamos que a partir desta operação, com apreensão de munições e com a prisão deste comerciante, possamos inibir o comércio de armas e munições no município", concluiu Dr. Carlos Ferro.

Fonte:Blog do Sigi Vilares com informações e foto da polícia civil de São Desidério
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades