Notícias

13
Mai/13

Dr. Mário Machado: "Coroados, porém não muito"

Tem uma celebre frase que é atribuída a um presidente americano que diz: “Se quiseres conhecer um homem de verdade, dê poder a ele.” O mais triste é que vivemos isso diariamente, seja em nossa cidade, estado e país.

Lamentavelmente muitas pessoas, e ai não vou distinguir sexo e muito menos dizer nomes, não estão preparadas para a condição de detentores de poder, vou mais longe, nem eu mesmo me sinto em condições.

O poder corrompe com uma facilidade muito grande e as pessoas têm uma tendência muito forte em se perderem por conta deste aparente poder.

Eu serei mais incisivo ainda ao dizer que ninguém, mas ninguém mesmo, deveria ter poder, de nenhum tipo, grau ou natureza. Não somos preparados para isso.

O poder favorece desfavorecidos e prejudica poderosos, ignora a realidade e torna o detentor de poder, exagerado na sua forma de ser. Quem recebe algum tipo de poder normalmente esquece, rapidamente, sua origem, de onde veio, como começou, como era, como deveria ser e onde deveria chegar.

Não acredito em poder ao homem!

Na Bíblia temos uma passagem fantástica na qual Jesus, ao se deparar com a mulher de fluxo de sangue, e ao ter suas vestes tocadas, usa a expressão: “ Alguém me tocou, pois eu senti que de mim saiu poder.” Este é um poder que está totalmente fora de nossos conceitos, valores e princípios, porém poder é poder e não podemos fugir do seu entendimento.

Temos muitos poderes em nossas vidas, infelizmente até mesmo o poder de vida ou morte sobre outros, o qual é usado indiscriminadamente, de forma absurda, louca, aleatória e perigosa.

Ter poder não é o problema, usar o poder é que o grande problema.

Em um filme conhecido um personagem usa uma expressão que bem ilustra este texto hoje: Junto com todo grande poder vem uma grande responsabilidade.

A maior responsabilidade de todas é a de não usar, em hipótese alguma, o poder que nos é dado, que nos é conferido.

Cuida ao subires para não pisares em quem te serve de degrau, para quando desceres não seja também pisado por quem pisastes. Ou como dizemos na gíria não devemos cuspi para cima, pois pode voltar em nosso rosto.

Em uma igreja um homem vivia criticando quem estava no púlpito pregando. Quando chegou sua vez de pregar, subiu arrogantemente, porém cometeu os mesmo erros que via nos outros e desceu humildemente. Um ancião que observava a cena disse-lhe, se você tivesse subido como desceu, teria descido como subiu. Tenha sempre cuidado com o poder, você, com certeza é muito maior do que ele.

ESTA É MINHA OPINIÃO!!!
Dr. Mário Machado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades