Notícias

29
Mar/17

Estudantes fazem visita técnica à estação de tratamento de esgoto de Barreiras







Os acadêmicos do 2º e 4º semestres do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) visitaram, na última quinta-feira (23), as instalações da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras. Na oportunidade, 16 estudantes participaram da visita técnica inserida na programação da Semana da Água da Embasa e do I Seminário de Águas, Saneamento e Meio Ambiente da Ufob. Com a entrada em operação em 2014, a estação trata os esgotos domésticos coletados em cerca de 60% da sede municipal de Barreiras, beneficiando cerca de 27 mil imóveis com o serviço de esgotamento sanitário.

Embora já tenha familiaridade com a temática relacionada ao sistema de tratamento de esgoto, a estudante Milena Maia explica que é a primeira vez que visita de perto uma estação de tratamento. “É importante conhecer e ver como é aplicado na prática o funcionamento dessa estrutura que só víamos nos livros em sala de aula”, afirma. O professor José Leonardo Vanderlei ressaltou a parceria com a Embasa na realização da visita técnica. “É um momento importante para que os estudantes possam visualizar todo o empreendimento de um sistema de esgotamento sanitário em detalhes”, pontua.

Os engenheiros da Embasa, Patrick Alves e Lucas Rizzuto, apresentaram as estruturas que integram a estação que trata os esgotos domésticos de Barreiras. A estação foi projetada com capacidade média para tratar 266 litros por segundo de esgoto, antes de voltar ao rio Grande, já dentro dos padrões de lançamento de efluentes determinados pela legislação ambiental. A visita técnica foi organizada pela assistente social da Embasa, Geisa Mendes, que reforçou a importância de evitar jogo lixo e escoar água na rede de esgoto. A implantação da nova estação de tratamento de esgoto de Barreiras contemplou um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões do Governo do Estado, por meio da Embasa, na modernização e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barreiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades