Notícias

23
Mar/17

Programa do Sigi entrevistou ontem, o comandante da 85ª CIPM, capitão Giovanni Castro


Sigi Vilares e o capitão Giovanni

O programa do Sigi, na rádio Mundial FM 91,3 entrevistou ontem, quarta-feira, 22, o comandante da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Luís Eduardo Magalhães, o capitão Giovanni Castro. Com pouco mais de quatro meses à frente da corporação, o capitão tem feito a diferença e vem ganhando elogios da população luiseduardense e colegas de farda pelo trabalho que vem desempenhando na região.

O repórter Sigi Vilares parabenizou o capitão, além de vários ouvintes que participaram do programa. Na oportunidade o capitão ressaltou que uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes, a companhia vem trabalhando com duas guarnições na cidade que valem por dez, mesmo com toda a demanda sua equipe realiza rondas por todos os bairros da cidade.

O comandante da 85ª CIPM fez um balanço e informou que nesses três primeiros meses do ano já foram apreendidas 36 armas de fogo, onde é motivo de comemorar pois é um roubo evitado e uma vida preservada. Questionado pelo repórter Sigi Vilares sobre as denúncias de um morador que no bairro Sol do Cerrado adolescentes de 17 anos vem tocando o terror, o capitão informou que mesmo com poucas viaturas e efetivo ele vem trabalhando na solução, e não no problema.


O comandante da 85ª CIPM fez um balanço do trabalho da PM

De acordo com Giovanni, a companhia trabalha em cima de estatísticas e poucas são as ligações do residencial para a companhia. O capitão aproveitou a oportunidade para destacar a importância da última operação que envolveu várias unidades da Polícia Militar (PM), CIPE Cerrado, 85ª CIPM, RONDESP, PETO, 83ª CIPM, 84ª CIPM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), GRAER, Polícia Civil de Barreiras e LEM. No total foram mobilizadas 23 viaturas, onde resultou em várias prisões, cumprimento de mandado de prisões e veículos apreendidos.

Na entrevista o capitão revelou que nos próximos dias a 85ª CIPM e CIPE/Cerrado vão realizar a Operação Dois Irmãos na cidade.  Desde que assumiu, o comandante tem mapeado a cidade pelos bairros com maiores índices de criminalidade. Ele informou que tem recebido ligações de bairros, tais como: Florais Lea, Conquista, Santa Cruz, Mimoso I II e Jardim Das Acácias. Nesses locais foi intensificado as rondas e as viaturas estão marcando presença.

O capitão ainda ressaltou que é responsável pela cidade de Catolândia, São Desiderio e Roda Velha. Apesar do pouco efetivo e uma imensa área geográfica, o trabalho é sempre em cima da solução e não do problema e que mesmo assim não devemos parar de trabalhar. O ouvinte da rádio mundial pela internet em São Paulo, Domingos Vasconcelos, questionou a vergonha de ter só duas viaturas para 100 mil habitantes, no mínimo teria que ter 10 viaturas para cada 20 mil habitantes.


Capitão Giovanni respondeu as perguntas dos ouvintes

Com relação a esse assunto, o "Véio Venâncio" perguntou ao capitão quantas viaturas seriam necessárias para a segurança de LEM. O capitão Giovanni Castro falou sobre o assunto: “Se tivesse uma para cada bairro seria ótimo, porém pelo menos cinco viaturas seria o essencial para atender a demanda, segundo a estatística da prefeitura passada para companhia para os 17 bairros do município”, disse.

Um morador do Jardim Ipê, ouvinte do programa do Sigi questionou a respeito dos bares com som alto e o que deve fazer, pois sempre que mantem contato com a PM não tem efetivo. Na oportunidade, o capitão informou que cabe a Secretária de Meio Ambiente e Secretária De Segurança Pública (SSP) fiscalizar. O capitão ainda ressaltou a importância do registro de ocorrência, para que tias fatos cheguem ao conhecimento da polícia e soluções serem tomadas e rondas serem feitas nas respectivas imediações que tenham esse tipo de ocorrência.

O comandante da 85ª CIPM falou sobre a importância da aproximação da polícia com a comunidade. " Eu costumo dizer que eu vim para a 85ª CIPM pra fazer a melhor companhia do oeste, mais eu não quero que ela seja melhor de dentro pra fora, mais sim de fora pra dentro, não adianta eu achar a minha companhia melhor se as pessoas de fora não acharem isso" finalizou. O ouvinte Vanilson Alves também perguntou ao capitão se as câmeras instaladas na cidade estão ajudando ou surtindo algum efeito. O capitão informou que sim, como a polícia não é onisciente e onipresente, as câmeras tem ajuda a polícia.

O capitão Giovanni Castro finalizou ressaltando a importância da população de alto se policiar, criar grupos de WhatsApp entre a vizinhança e relatarem a movimentação estranha de suspeitos pelo bairro. Alertou sobre o cuidado em chegar em casa, transitar pela rua, ao utilizar o celular para não despertar o interesse do ladrão, tudo isso é capaz de ser evitado e assim não ter que culpar só a polícia pela a insegurança.

Entrevistado de Hoje - O entrevistado desta quinta-feira, 23, dentro do "Programa do Sigi" será o ex-vereador Sidnei Giachini, não perca e fique ligado.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades