Notícias

16
Fev/17

Projeto GEPPRAU inicia formação voltada para lideranças da Rede de Atenção às Urgências







Foi realizado durante esta semana e se findou hoje, 16, na sede da UFOB em Barreiras um curso, desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com  o Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Nesta semana na UFOB esteve presente os profissionais da Rede de Atenção as Urgências -GEPPRAU da Regional de Barreiras,  com o apoio do SAMU na coordenadora de Kallynka Soledade e o coordenador regional José Henrique.

 O projeto GEPPRAU, por meio de seu Processo de Formação-Ação, busca apoiar os gestores  na integração entre os componentes da Rede de Atenção às Urgências (RAU) na indução de ações voltadas às melhorias dos processos gerenciais e, consequentemente, na qualificação dos resultados assistenciais para os cidadãos usuários do SUS e seus trabalhadores. Além disso, visa contribuir para implantação dos Núcleos Regionais de Educação em Urgências (NEUs), promovendo a educação permanente dos profissionais.

A formação é voltado para lideranças dos componentes da RAU (Atenção Básica, SAMU 192, UPA, Hospitais, Atenção Domiciliar, Força Nacional de Saúde), dos Núcleos de Educação em Urgência (NEU) e Núcleos de Educação Permanente (NEP), além de representantes de instituições de educação, Defesa Civil e outras entidades relacionadas às urgências.

Nos encontros presenciais, que ocorrem mensalmente,  e nas atividades de campo, os participantes são estimulados a constituir um espaço para o planejamento compartilhado, propondo ações voltadas para superação de problemas nos processos de trabalho, valorizando a qualificação dos profissionais para que estejam preparados para atender a população de forma eficaz, oportuna e segura.

Espera-se que a formação permita um olhar a partir da inserção da Rede de Atenção às Urgências dentro da organização da Rede de Atenção à Saúde e, consequentemente, do Sistema Único de Saúde. Ao pensarmos nesta articulação entre as redes, consegue-se apropriar o exercício de estruturar as linhas de cuidado, por meio de planos de melhoria continuada. Além disso, espera-se que essa articulação produza uma agenda para a Educação Permanente nos serviços que compõem a RAU, buscando inserir a educação no cotidiano do trabalho.

Para saber mais sobre o projeto entre em contato com [email protected].

Fonte: Assessoria de Comunicação
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades