Notícias

01
Fev/17

VII Caminhada da Paz será realizada no próximo dia 10 de fevereiro



Em onze anos de atuação, a Comissão da Paz já conquistou muitos benefícios para Barreiras, entre os objetivos da mobilização desse ano, o principal deles é o funcionamento do presídio regional do oeste.

Em 2017, a Comissão Voluntária pela Segurança e Paz em Barreiras – CVSPB realizará a VII caminhada da Paz. Em mais uma edição, a caminhada reunirá a sociedade civil, instituições e autoridades eclesiásticas para que através de uma mobilização conjunta, demonstre ao governo a necessidade do município em investimentos na área de segurança pública. A caminhada será realizada no próximo dia 10 de fevereiro.

Criada em 2005, depois de um episódio de violência que marcou a cidade de Barreiras, a CVSPB já reivindicou muitas melhorias para o município, que envolvem tanto a segurança quanto o crescimento e bem estar da população. Várias melhorias já foram conquistadas, entre elas estão o contorno viário, ampliação do número de voos no aeroporto de Barreiras, construção do presídio regional e uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Porém, ainda há muito o que fazer pelo município, os índices de violência e homicídios continuam altos. Por isso, além do pedido de paz que será feito pela comunidade, serão reivindicados principalmente o funcionamento do presídio regional, concluído há mais de um ano, a construção de uma casa de semiliberdade para menores infratores e o incentivo de políticas públicas para adolescentes e jovens.

Segundo o presidente da CVSPB, Gill Arêas, durante os 11 anos de atuação da comissão, Barreiras já avançou positivamente, entretanto, existem muitas prioridades que não foram supridas. “É a caminhada da paz que dá sustentação a comissão na luta por uma série de demandas que a cidade possui, essa é uma das formas de mostrar ao governo do estado quais são as nossas necessidades”, afirmou Gill, acrescentando que “quando a polícia precisa agir, é porque todas as outras alternativas não funcionaram, a sociedade precisa se unir, lojistas, comerciários, e toda a população, conclamamos a comunidade que participe”, finalizou.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barreiras, Carlos Henrique, a segurança pública é interesse de todos, e a CDL de Barreiras apoia desde o início essa iniciativa da Comissão da Paz. “A mobilização popular é uma das melhores maneiras que a sociedade tem para resolver problemas. É necessário chamar a atenção das autoridades em relação a crescente violência, ao aumento da criminalidade, e reivindicar soluções para essa situação, entregaremos novamente um documento ao estado com as nossas prioridades”, disse Carlos.

A Comissão da Paz é composta por mais de 40 instituições públicas e privadas que se unem na luta pela segurança pública de Barreiras. A VII Caminhada da Paz terá saída em frente à Câmara de Vereadores de Barreiras, concentração às 16h, e chegada na Praça Castro Alves.

Fonte: Assecom CDL Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades