Notícias

17
Jan/17

Prefeitura traça planos de recuperação do "Buracão" do Santa Cruz







O prefeito Oziel visitou ontem, segunda-feira (16), juntamente com o Secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti, o bairro Santa Cruz, onde os moradores convivem com o gravíssimo problema causado pela erosão, descaso antigo, cuja recuperação já era proposta que constava do plano de governo de Oziel.

O canal de escoamento pluvial presente na localidade se expandiu significativamente devido às chuvas ocorridas em diversos períodos no decorrer de 08 anos. Durante todo este tempo não houve qualquer ação de contenção adequada e os danos foram se agigantando: a erosão passou a prejudicar não apenas as pessoas – criando enormes valas que eram utilizadas como depósito de lixo e criatório de pragas, mas também a causar sérios danos ao meio ambiente, especialmente ao Rio de Pedras, que sofre o processo de assoreamento. 





“Infelizmente, neste momento de chuva, o que podemos fazer é monitorar os danos, o levantar as demandas e planejar a recuperação deste local, a partir de dados técnicos completos, para que nas próximas chuvas, as pessoas e o meio ambiente possam ser poupados de tamanha agressão. A obra do canal, que foi executada há oito anos, não recebeu nenhum trabalho preventivo ou de manutenção. Seria irresponsabilidade começarmos os trabalhos durante a chuva, estaríamos contribuindo para agravar ainda mais a situação, prejudicando inclusive o Rio de Pedras.” elucidou o Secretário de Infraestrutura, Marciano Pauletti. 
O canal está gerando sérios prejuízos ao ambiente urbano com pontos generalizados de alagamentos e transbordamentos. Quando chove, areia e barro são despejados no rio em grande intensidade, o que traz como consequência a redução do seu nível e o risco de represamento. 



“Além deste canal, existem mais três grandes pontos com confluência de enormes erosões que estão levando o assoreamento para o Rio de Pedras. Vamos trabalhar para resolvermos definitivamente esse problema. Vários trechos estão levando areia para o nosso rio. As redes de embasa, esgoto e energia já foram destruídas. Vamos planejar toda essa área a fim de solucionarmos de uma vez, toda essa agressão causada aos cidadãos e ao meio ambiente. Os profissionais de engenharia e de meio ambiente da prefeitura estão tomando ciência da situação para realizar um projeto eficiente e definitivo de canalização dessa água e recuperação do processo erosivo. De posse dessas informações e no período de estiagem, poderemos começar a obra.” Explicou o prefeito Oziel Oliveira.


Sobre a origem dos recursos para realização das obras necessárias, o prefeito afirmou:
“Vamos trabalhar para buscar os recursos onde eles estiverem, quer seja no Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, quer seja no Estadual ou nas organizações ligadas à causa da preservação ambiental. Claro que a prefeitura precisa investir pesado nessa obra. Para tanto, temos que resolver outros buracos, os que estão nas finanças da prefeitura, onde a gestão passada deixou uma dívida de mais de 30 milhões só de INSS, causando o sequestro por parte da União, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, recursos que poderiam ser utilizados para melhorar a vida da população neste aspecto e em tantos outros. Todo o planejamento deve perpassar primordialmente pela Secretaria de Finanças, para criarmos condições de solucionar esse e os tantos problemas da nossa comunidade.”. Finalizou.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades