Notícias

10
Jan/17

Prefeito Zito Barbosa faz uma balanço parcial da situação da prefeitura de Barreiras





Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta terça-feira, 10, às 10h, no gabinete do prefeito Zito Barbosa para falar sobre as contas da prefeitura e dos salários de dezembro dos servidores municipais da cidade de Barreiras.

Na oportunidade o prefeito revelou que sua equipe de governo realizou um levantamento para saber qual é a real situação das contas e receitas da prefeitura. Foram constatadas diversas dívidas com a Receita Federal, INSS e outros órgãos deixados por gestões anteriores. Pendências essas apresentadas aos presentes.

O prefeito juntamente com secretários presentes falou sobre alguns bloqueios e sequestros de valores pela Receita Federal nas receitas do município nesse mês de janeiro devido a débitos que não foram pagos, bem como acumulados e até parcelamentos de dúvidas que não foram honrados. Devido a essa realidade de parte da receita comprometida, não será possível honrar certos compromissos, bem como não será realizado o pagamento dos salários dos servidores municipais deixados pela gestão passada do mês de dezembro.

Ainda segundo o prefeito, existe a possibilidade de fazer uma negociação no mês de fevereiro para tentar viabilizar o resgate das receitas da prefeitura, evitando novos bloqueios. A partir dessa iniciativa é que será verificado como sanar os salários atrasados dos servidores. Não foi cogitado o parcelamento de salários, ele tentará resolver o problema, pagando integralmente o atraso salarial.

O prefeito deixou claro que pagará todos os salários dos servidores rigorosamente em dias e procurará no último dia útil do mês pagar, não deixando para o mês seguinte e que os salários de janeiro de sua gestão, serão pagos preferencialmente no final deste mês, ficando só a pendência de dezembro da gestão anterior.

Ainda foi relatado que no mês de dezembro o ex-gestor, pagou somente nomeados, secretários, o prefeito e vice, e professores da letra A a L apenas os salários, em um valor superior a 2,6 milhões de reais. Está pendente o pagamento de salários das demais categorias, INSS e outros valores brutos, além de aproximadamente 11 milhões de reais ainda de dezembro.



Zito destacou que ainda está se familiarizando primeiro com a situação no primeiro momento pra depois que resolver as pendências de gestões anteriores e iniciar as obras necessárias para o município.

Muitas outras contas e pendências administrativas, financeiras e até logística serão passo a passo sendo estudados para se inteirar da real situação que está o município para assim tomar medidas cabíveis.

“Por enquanto, estou sendo mantidos apenas serviços básicos na cidade como serviço de limpeza após acordo cima empresa e uma parte por enquanto da saúde, como SAMU Maternidade, Hospital Eurico Dutra, porque por enquanto, não podemos começar trabalhando como planejamos, estamos no escuro", disse Zito Barbosa.

Enfim, a equipe atual tomou ciência que talvez não foi exposto a população barreirense de que a prefeitura tem dívidas de gestões passadas em mais de 300 milhões e mais 110 milhões de reais contraídas da última gestão anterior, que somados sai mais de 410 milhões de reais, incluindo juros, receita federal, INSS, e vários outros órgãos públicos instituições. O que para o prefeito e sua equipe foi uma grande surpresa negativa.

Muitos outros pontos positivos e negativos foram explanados a imprensa. Mas ele reafirmou que tentaram planejar tudo isto e depois tentar realizar muitas obras e projetos expostos em campanha.

Fonte: Reportagem de Jadiel LuizBlog do Sigivilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades