Notícias

22
Abr/13

TIRA DÚVIDAS PET: "Desmame de filhotes"

Uma dúvida freqüente observada na Clínica Veterinária de Pequenos Animais se refere ao desmame de filhotes, fique atento:

Quando desmamar? Entre 25 e 45 dias de vida, dependendo do porte do animal e tamanho da ninhada. Nesta idade os filhotes já estão andando e os dentes já começaram a nascer. O desconforto para a mãe ao amamentar os filhotes, como esperado, faz com que esta passa a ficar mais distante deles.

Devo dar leite? Não! Podemos iniciar o desmame dos filhotes introduzindo uma papinha de desmame, normalmente uma forma em pó na qual se coloca água morna, formando um alimento pastoso. Existem estas papinhas na forma comercial, vendida em pet shops. Estas são as ideais, pois contem os nutrientes adequados necessários nesta etapa da vida dos filhotes. Uma alternativa menos recomendada é uma ração de boa qualidade processada ou batida no liquidificador acrescida de água morna.

Qual a freqüência que preciso fornecer a papinha? O metabolismo de filhotes nesta fase é bem mais rápido do que de indivíduos adultos e é preciso oferecer alimento no mínimo quatro vezes ao dia.

Até quando oferecer a papinha? O uso da papinha é temporário e deve ser utilizado apenas até que eles mastiguem a ração e come-la em quantidade suficiente.

Assim, seu cão fica bem alimentado e o próximo passo é dar vermífugo e realizar a vacinação, somente com a orientação de seu médico veterinário!

Dra. Gabriela
Médica Veterinária

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades