Notícias

15
Abr/13

Após insegurança médicos chegaram a interromper atendimento na UPA


A guarda municipal foi acionada para garantir a ordem na UPA


A movimentação foi grande na manhã de hoje, 15, na UPA


Os corredores ficaram lotados



Havia pacientes aguardando o atendimento medico no chão

Na manhã desta segunda-feira, 15, o clima esquentou na UPA de LEM. Os três médicos que estavam atendendo a população se negaram a continuar o serviço caso os pacientes se acalmassem e deixasse de ameaças.

A guarda municipal mandou um reforço para o local e os pacientes e familiares orientados a ter um pouco mais de calma.

Após alguns minutos, os médicos voltaram ao atendimento.

Os repórteres Sigi Vilares e Edvaldo Braga, da Rádio Mundial, estiveram no local e ouviram os pacientes e a direção da UPA.

Os pacientes reclamavam pela demora no atendimento. A diretora da UPA, Ana Luz, informou que a unidade está fazendo o possível para manter o atendimento a população, mas que a procura pelo atendimento médico na UPA tem sido grande. “Aqui nós atendemos urgência e emergência. As vezes, se uma pessoa entra na unidade vítima de acidente, tentativa de homicídio, esse atendimento vira prioridade, mas a população não entende”, disse Ana Luz.

A diretora reconhece que às vezes a unidade opera com apenas um médico. “Já aconteceu sim, de trabalharmos com apenas um médico. Tínhamos pouco tempo atrás, 18 médicos. Mas agora, temos apenas 10 médicos. A secretaria de saúde está batalhando para trazer mais médicos, não só para a UPA, mas também para os postos de saúde”.


Ana Luz, diretora da UPA, “Já chegou dia de um paciente quebrar a porta para agredir o médico"

Ana Luz apontou que um dos motivos pela desistência dos médicos é a falta de educação de alguns pacientes. “Já chegou dia de um paciente quebrar a porta para agredir o médico. Hoje nós atendemos quase 400 pessoas por dia. Um médico para fazer um bom atendimento precisa de um tempo com seu paciente. As vezes o médico nem terminou de atender um paciente e já tem outro batendo na porta”, revelou Ana.

Um ano de UPA

Ontem, domingo, 14, fez um ano que a cidade de LEM ganhou a UPA. A Unidade de Pronto Atendimento tem servido para atender toda a população, não só de LEM, mas também de municípios vizinhos.

A UPA de LEM, é a de porte 1. Ela é para atender com dois médicos e 150 pessoas por dia. Hoje, a UPA conta (não todos os dias) com três médicos e atende o dobro de sua capacidade.

Com o fim do Pronto Socorro na Maternidade Municipal, só sobrou a UPA. Os postos de saúde dos bairros não conseguem atender todos os moradores que acabam buscando o socorro na UPA.

A secretaria de saúde alega que não consegue contratar médicos para a cidade. Alguma coisa precisa ser feita para melhorar a saúde de LEM, e rápido!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades