Notícias

15
Abr/13

TIRA DÚVIDAS PET: Otite Parte II – é preciso tratar e prevenir recidivas!

Porque não posso utilizar em meu cão/gato produtos prescritos para outro animal? Problemas otológicos tratados incorretamente e por tempo insuficiente podem tornar-se crônicos ou recidivantes. Como há várias possíveis causas, quando não avaliada corretamente a otite retorna e o tratamento fica mais difícil. É preciso tratar a causa de base que só pode ser identificada pelo médico veterinário, já que os sinais são bastante similares.

Além disto, são comuns os casos em que há problemas dermatológicos associados. Coceira intensa também pode gerar Otohematoma, um problema bem mais complexo. Sinais aparentes podem se atenuar, mas só o tratamento e manejo específicos para cada indivíduo podem solucionar de fato o problema, que de aparentemente banal pode se transformar em algo realmente grave.

Como prevenir? A higienização periódica das orelhas é essencial. Para cães menores, em especial os que já tiveram otite, o ideal é a limpeza semanal, que normalmente é realizada durante o banho no Pet Shop. Para animais maiores e gatos, que tomam banho com menor freqüência, além da higiene no momento do banho é recomendada a observação semanal da face interna da orelha e dos sinais de otite comentados na Parte I deste assunto.

As orelhas precisam ser mantidas secas: seque quando ele se molhar em uma chuva e adquira bebedouros com bóia caso ele possua orelhas longas e as molhe ao beber água. O excesso de pelos também precisa ser removido e o uso de algodão para tomar banho reduz as chances de otite! Não precisa ter medo de colocar o algodão, o conduto auditivo dos animais domésticos possui um canal horizontal que impede o alcance do tímpano apenas com este ato. Não utilize cotonetes, pois estes dobram com facilidade!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades