Notícias

10
Out/16

Professor Zé Carlos, o homem que tirou do poder a família Barbosa depois de 20 anos em São Desidério


Professor Zé Carlos, prefeito eleito em São Desidério

De comerciante e professor a prefeito eleito do município de maior PIB do país, José Carlos (PP) conseguiu tirar a família Barbosa do poder depois de 20 anos, em São Desidério. E foi uma senhora vitória, mais de seis mil votos de frente. Foram 11.915 votos ou 68.33% do total dos votos válidos, contra 5.512, ou 31,67%, dos votos de Graça Gobbi (PSD), candidata apoiada pelo atual prefeito Demir Barbosa.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Sigi Vilares, o professor Zé Carlos contou como decidiu entrar para a política e dos desafios que irá enfrentar a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

Sigi Vilares – Você é professor e comerciante, como foi sua entrada na política e sua candidatura a prefeito de São Desidério?

Zé Carlos
– Eu não tinha nenhum plano em me envolver em política. Sou professor e comerciante, mas começamos a ter problemas com a segurança na cidade de São Desidério. Fizemos protesto, procuramos promotoria de justiça, procuramos o prefeito e nada foi feito. Mas continuamos nosso trabalho. Chegou ao ponto de nós botarmos segurança por nossa conta no centro da cidade para guardar o comércio. Em dezembro de 2014 procuramos o prefeito Demir Barbosa e levamos muitas ideias para ele, mas para nossa surpresa ele nos disse que não podia fazer nada e que segurança era um problema do estado. Foi a partir daí que começamos a pensar em ser candidato a prefeito. Daí em diante começamos nossa caminhada.

Sigi Vilares – Como prefeito o que você pretende fazer para mudar a segurança do município?

Zé Carlos - São Desiderio me deu nessa eleição 11.915 contra 5.522. Tivemos uma frente de 6.393 votos. O eleitor deu um recado. Ele mudou a forma de pensar. Nós fizemos uma política contra o poder, contra o dinheiro. Não foi fácil para nós, mas o eleitor mandou um recado para os políticos de que quem tem o poder na política é o povo. Essa diferença de votos nos deixa com uma grande responsabilidade, pois toda a esperança e confiança do povo está em nós. Elegemos ainda oito vereadores da nossa coligação. Tudo isso pela força dessa mudança. Mas estou muito tranquilo quanto a isso, pois entrei na política foi para trabalhar mesmo. Daí vem todos os planos de trabalho como saúde, educação, segurança, infraestrutura moradia... Nós temos um grande problema em relação a moradias, muita gente ainda morando em casas de palhas. Na segurança, já tive algumas reuniões, vou a Salvador fechar algumas parceiras, antes mesmo de assumir o mandato, vamos botar a guarda municipal para atuar na sede do município, no Sítio do Rio Grande, em Roda Velha. Vamos estruturar a guarda, vamos botar um centro de monitoramento na cidade, no Sítio Grande e em Roda Velha. Vamos ainda estruturar também as polícias militar e civil. E é claro vamos investir também na segurança preventiva. O município de São Desiderio precisa tomar as rédeas da segurança.

Sigi Vilares – A saúde, ao lado da segurança pública, é hoje um dos temas de maior importância para qualquer município. Quais são seus planos para essa área?

Zé Carlos
– Essa é a prioridade número um. Saúde é tudo. Vamos trabalhar para recuperar a saúde em nosso município. As metas de endemias, por exemplo, a prefeitura não está batendo nenhuma meta mais. O hospital municipal está capengando, precisamos recuperá-lo. Os postos de saúde do município estão abandonados, como por exemplo o de Roda Velha, que fica distante da sede do município e sem a mínima estrutura de funcionamento. O nosso hospital em São Desidério vamos dividir a ala de maternidade, trocar o aparelho de raio X que é antigo. Vamos colocar aparelhagem de imagem, trazer as especialidades, como cardiologista, urologista. Inclusive esses dias, o atual prefeito demitiu médicos e foi preciso a intervenção da justiça para impedir. Nossa saúde carece muito de mudanças. Vamos estabelecer a saúde como nossa prioridade, com qualidade bem próxima do que o maior PIB agrícola do país merece.


Professor Zé Carlos: Quem tem o poder na política é o povo

Sigi Vilares – A educação do município como vai ficar?

Zé Carlos – Um município sem educação não vai para lugar nenhum. Nós temos uma escola em São Desidério que há tempos está condenada, o prédio pode cair a qualquer momento. Agora de emergência os alunos foram retirados para um lugar improvisado. Vamos ter que fazer um trabalho muito forte na educação. O profissional dessa área está sem estímulo. Vamos fazer um trabalho desde as series inicias com um sistema de ensino de qualidade. Nosso aluno terá um ensino de qualidade, com escolas de qualidade. Seremos ainda parceiros do ensino médio. Onde tiver colégios do estado em dificuldade iremos ajudar. Em Roda Velha mesmo, falta professor no ensino médio. Por que a prefeitura não pode colocar esse professor?

Sigi Vilares – Sabemos que o município de São Desidério tem grande potencial turístico, mas pouco explorado, pouco divulgado. Quais são seus planos para alavancar o turismo?

Zé Carlos – Temos que recuperar o nosso turismo. Tudo tá parado. Estive em pontos como no Sumidouro, na Lagoa Azul, no Paredão do Sítio, Buraco do Inferno, Gruta do Catão. São Desidério hoje não ganha nada com o turismo, não gera emprego nem renda. Nós vamos recuperar totalmente o nosso turismo. Pretendemos divulgar nosso município lá fora, atrair turistas e por que não uma rede hoteleira.

Sigi Vilares – Como ficará, o até abandonado distrito de Roda Velha em seu governo?

Zé Carlos - Infelizmente não era para hoje estarmos discutindo coisas básicas para Roda Velha. Hoje era para estarmos discutindo uma ampliação de um hospital, mas Roda Velha está no básico. Temos em Roda Velha um bairro de nome Recanto Feliz que assim que começar chover nenhum carro vai conseguir trafegar lá dentro. O atual prefeito fez um financiamento de quase 14 milhões de reais para asfaltar parte do distrito, mas infelizmente a qualidade é péssima. Se não bastassem a qualidade do asfalto, eles ainda estreitaram as ruas. Está aí essa obram mal feita que ninguém sabe se termina. A escola municipal do distrito precisa ser melhorada, a localidade precisa de uma creche. A própria escola de ensino médio precisa de uma parceria com o município. O posto de saúde de Roda Velha precisa ser estruturado para ter a capacidade de realmente atender a população. Vamos mudar isso.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Entrevista
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades