Notícias

01
Out/16

Pr. Adejarlan Ramos: Também tenho meus provérbios

Valorize lealdade. Amigos verdadeiros quando ouvem boatos sobre nós a primeira atitude é de não acreditar. A segunda é de nos procurar para saber se é verdade.

Fuja de abraços coreografados. É terrível alguns “abraços litúrgicos” de pessoas que querem demonstrar que somos “um em Cristo”, mas que não passam de liturgias teatralizadas.

Seja amigo de pessoas que não tem complexo de messianismo. Pessoas assim sempre querem apagar a luz dos outros.

Adquire o máximo de conhecimentos que puderes, mas seja discreto. O conhecimento não é chapéu e sim lenço de bolso. No momento necessário, use-o.

Não deixe de olhar no retrovisor da historia. Acelere. Olhe as placas de advertências. Mas não pise a historia. Ela pode voltar para lhe cobrar um preço altíssimo.

Valorize o silencio. É importante para você se reencontrar consigo mesmo. Use o silencio para se recompor e admirar belezas.

Desconfie de bajulações baratas. Elas podem esconder falsidades e conspirações veladas. Ouça criticas e recebe-as com humildade. Pode ser que os críticos tenham razão. É com os tijolos das criticas que vamos melhorando o nosso edifício e com os seus fios que vamos tecendo o tecido da excelência.

Sempre que for analisar uma questão observe os dois lados. Analise, observe, relacione, pondere. A verdade pode ter dois lados.

Ao subir a escada vida não esqueça os que vão ficando em baixo. Talvez muitos deles te ajudaram a subir. Davi não esquecia dos que lhe ajudaram. Num momento da sua vida os seus valentes foram enumerados.

Em determinados momentos, deixe o rigor das formalidades. Reúna com amigos para bater papo, sorrir de si mesmo, afinar diálogos, rememorar o passado, relembrar gafes. São momentos assim que faz a vida correr leve e solta. Isto é rejuvenescimento.

Intensifique o amor pela sua família. Acompanhe o crescimento dos filhos. Ame a esposa de verdade. A vida passa muito rápido e o ninho fica vazio num instante. Todos nós somos candidatos à vida no além.

Quando perderes o sono, não alimente melancolias. Borde esperança nas madrugadas. Nas caladas da noite, fertilize ideais , acalente sonhos e dialogue com os livros.

Não conte seus sonhos para todos, reserve-os para amigos muito, muito íntimos e no tempo certo. Não são todos que acreditam nos sonhos de Jose. Alguns poderão querer te vender para uma caravana de ismaelitas. Só Deus é que pode te colocar um anel na mão, te vestir de vestes de linho finos e te fazer subir ao segundo carro.

Invista em uma espiritualidade de essência. Não se iluda com espiritualidades meramente litúrgicas e chavões homiléticos. Cultive uma espiritualidade reverente e piedosa que também se revele quando as luzes da ribalta se apagam.

Seja sensível à instantes que precisam ser eternizados. Há momentos em nossa vida que mesmo sem trilha sonora, sem câmeras e flashes, eles precisam ser valorizados e eternizados em nossa memoria. Aprenda a valorizar momentos despretensiosos da vida. O choro de uma oportunidade perdida é muito doloroso.

Seja mais humano. Não queira aparentar aquilo que não é. Como humanos temos coisas em comuns. Todos somos feitos da mesma textura por isso não tenha medo de desnudar-se.
Pr. Adejarlan Ramos

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades