Notícias

26
Set/16

Inaugurada unidade Estratégia Saúde da Família no Setor M3


Familiares da homenageada pela ESF, Ida Scherer Klein, a secretária Fernanda Fischer e o prefeito Humberto Santa Cruz

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 26, a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Ida Scherer Klein, no bairro Setor M3. A unidade inicialmente irá oferecer atendimento médico e de enfermagem. “Aqui serão realizadas consultas médicas nas áreas clínicas, de pré-natal, puericultura, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, consultas de enfermagem, coleta de preventivo e ações de promoção à saúde”, disse a secretária Fernanda Fischer durante a cerimônia de inauguração. Em breve, a nova ESF também contará com sala de vacina e atendimento odontológico.

A ESF Ida Scherer Klein é a 18ª a ser inaugurada no município e a quinta mantida exclusivamente com recursos do município. As outras quatro são as unidades ESF Conquista, oficialmente inaugurada em agosto deste ano, Décio Marques Dias, inaugurada no início deste mês na Vila II do Assentamento Rio de Ondas, Jardim das Oliveiras e Luís Yoshio Shirabe (Cidade Universitária), ambas inauguradas em março deste ano.


Homenagem é dever de gratidão do município ao reconhecer pessoas pioneiras como a Dona Ida Klein, disse o prefeito durante a cerimônia

O prefeito Humberto Santa Cruz lembrou que outras seis unidades ESF devem ser inauguradas até o final do ano, para atender a população dos bairros Santa Cruz III, Mimoso do Oeste (próximo à UPA), Jardim Sol Nascente, Jardim Primavera (nos fundos da Agrosul), Solar Santa Cruz e Jardim Ipê. “Essa ESF faz parte das prioridades assumidas pela nossa gestão para com a saúde de nossa cidade. Mesmo com toda dificuldade que o país e Luís Eduardo Magalhães vêm passando, sem ter recebido incentivo ou custeio nenhum do Governo Federal, o município assumiu essa responsabilidade de oferecer o serviço de saúde a população”, comentou.

Gratidão - O chefe do executivo de Luís Eduardo Magalhães fez menção ainda a homenageada com o nome da unidade ESF. “Sintam-se homenageados por esta cidade, que nada mais faz que seu dever de gratidão ao reconhecer pessoas pioneiras como a Dona Ida Klein”, disse, dirigindo-se aos familiares presentes na cerimônia.

A homenageada - Filha, irmã, esposa e mãe, Ida Scherer Klein, foi a décima entre doze irmãos. Nasceu na cidade de Crissiumal, interior do Rio Grande do Sul. Casou-se e constituiu família com Waldemar Klein, natural de Cerro Largo, também no estado do rio grande do sul. desta união nasceram cinco filhos: Teresinha, Marlene, Marly, Bernardete e Francisco.
 
A agricultura sempre foi a base do sustento familiar de Ida e Waldemar que em 1989 após ouvir boas recomendações sobre a região Oeste da Bahia, deixaram o estado natal e atendendo ao desejo próprio dos pioneiros fincaram raízes no então povoado do Mimoso do Oeste, contribuindo assim para o progresso e desenvolvimento da cidade que anos depois recebeu o nome de Luís Eduardo Magalhães. Para a filha Bernadete, a homenagem é motivo de orgulho para toda família. “Nossa mãe era uma pessoa muito solidária que sempre levou uma vida simples. Só temos a agradecer pela homenagem e por ver o nome da nossa mãe sendo eternizado”, disse, em tom emocionado.

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades