Notícias

08
Abr/13

Dr: Mário: "O tomate nosso de cada dia"

Fui ao mercado e perguntei se tinha tomate. Uma pergunta simples.

Imediatamente fui cercado por dois seguranças que me levaram para uma sala fechada com ar condicionado, câmeras de segurança. Logo que cheguei, ofereceram cafezinho, água gelada, uma sala muito confortável.

Surge uma moça muito bem vestida, maquiada e perfumada que nem buque de flor. Trazia com ela um álbum, que nem aqueles books de modelos, muito lindo e bem organizado, com as fotos dos tomates e o preço de cada unidade, não do quilo. As fotos eram muito bem produzidas, com iluminação perfeita, os tomates maquiados, com um fundo muito bonito, branco esfumaçado.

Se eu quisesse, poderia escolher que seriam entregues em casa no maior sigilo e discrição. Ela disse que eu tivesse calma, que olhasse com atenção, para não errar o pedido.

Fiquei impressionado!!

Perguntei a procedência dos tomates e a mocinha me disse que isso era segredo, mas que era de ótima origem. O motivo, segundo ela, era porque tinham assaltado dois caminhões e levado mais de 10 quilos de tomate. De acordo com os motoristas e os seguranças, os ladrões tinham saído gritando que o churrasco estava garantido. Ela me contou isso com lagrimas nos olhos.

Pela falta de grana, tomei um café, bebi uma água e peguei um panfleto, não sem antes cheirar uma essência de tomate que a moça me mostrou, que nem aqueles papeizinhos de perfumaria, senti o cheiro, me emocionei um pouco e fui embora, com aquele perfume inebriante em meu nariz, cheiro de tomate.

Brincadeiras a parte, temos toda uma cadeia produtiva que é afetada das questões climáticas passando pelo descaso e desrespeito do governo, sem contar as questões meramente econômicas e de mercado.

O tomate sempre fez parte da mesa do brasileiro. Desde quando me entendo por gente que sempre teve salada de tomate, alface e cebola em casa. Não direi que era sagrado, mas tinha. Hoje em dia sai mais barato ser carnívoro do que ser vegetariano, ponto para as carnes.

Nossa realidade econômica, principalmente nós aqui na região oeste, essencialmente agrícola, não podemos nos deixar mais levar pelos descasos do poder publico, e neste ponto faço uma defesa, nossa prefeitura é isenta. O problema está em níveis estaduais e municipais, basta ver as nossas rodovias, em péssimo estado de conservação, diesel pela hora da morte, ausência de investimentos nas hidrovias, ferrovias. Infraestrutura de péssima qualidade. Ausência de incentivos ao produtor rural. Secas e chuvas mortais.

A população, o povo não pode mais ficar pagando pelos descasos, pelo desrespeito. Uma hora isso tem que acabar. Espero que não precisemos chegar ao ponto de ter que mostrar fotos, as gerações futuras, como era o tomate, a alface, os brócolis. Talvez eles só venham a conhecer o pepino, porque estes, pelo visto, são imortais, tanto como vegetal, quanto em problemas.

ESTA É MINHA OPINIÃO!
Dr. Mário Machado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades