Notícias

09
Set/16

Semana Nacional de Trânsito 2016 é lançada em Barreiras







A Semana Nacional de Trânsito 2016 terá como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A informação foi confirmada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a temática desse ano acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão e as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Ainda segundo o órgão, o autor do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações, além disso sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito, entre eles pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

A Semana Nacional do Trânsito está prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, sendo comemorado entre os dias 18 e 25 de setembro. A finalidade é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”. Além disso, focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Uma reunião foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade de Barreiras e na ocasião contou com a presença dos responsáveis de vários órgãos, como Maçonaria, PM, PRE, PRF, GCM e COOTRANS, SAMU. Em entrevista ao Programa Câmara Revista, da TV Câmara de Barreiras Digital, canal 04, onde contou com a presença da equipe do Blog do Sigi Vilares, ficou definido que nas datas supracitadas serão realizadas blitz educativas. Essa iniciativa terá a participação destes órgãos na sua área de atuação, além de realização depalestras temáticas, apresentações, abordando vários temas no trânsito e também ações de filantropia por parte da Maçonaria.

Durante a entrevista foi divulgado um número alarmante. No Brasil morre cerca de 150 pessoas por dia, isto representa a queda de um avião diariamente e matando a todos em uma tragédia. Anualmente, isso representa cerca de 55 mil pessoas que morrem se tornando a causa que mais mata brasileiros no país, o trânsito.

Outro dado alarmante abordado é que o Brasil está ocupando o segundo lugar do mundo como sendo o lugar mais perigoso para motociclistas que são mortos em acidentes, perdendo apenas para o Paraguai. No trânsito há o âmbito administrativo, civil e criminal, dependendo do ocorrido por exemplo em um acidente.

A Semana Nacional do Trânsito, visa a maior conscientização do condutor de veículo, na tentativa de se educar, tentando reduzir ao máximo os acidentes e diminuindo esta estatística cruel de morte no trânsito brasileiro que está infelizmente em primeiro lugar.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades