Notícias

03
Abr/13

Quem precisa de médico psiquiatra? Existe remédio para tristeza?

Na semana passada falamos sobre a depressão, uma doença em que a tristeza normal que todos nós sentimos às vezes fica forte e constante, durando pelo menos quinze dias. Apesar de ser uma doença que provavelmente atinge milhares de pessoas em nossa cidade e em qualquer lugar do mundo, a maior parte delas não procura tratamento médico seja pela falta de psiquiatras, por não saberem que estão doentes ou por preconceito, não querendo ir ao “médico de doido”.

Seja por qual for o motivo, o sofrimento do paciente com depressão pode ser reduzido e em grande parte das vezes eliminado através do tratamento adequado que vai incluir medicamentos antidepressivos e psicoterapia de acordo com a indicação de cada caso. Muitos pacientes desenvolvem a depressão como consequência direta de outras doenças como câncer, infarto, derrame (AVC), doença de alzheimer, diabetes, problemas de tiroide ou após o uso pesado de substâncias como o álcool, cocaína, crack, remédios para emagrecer (anfetaminas), ou mesmo por um fator externo separações, crises existenciais.
        
Grande parte das pessoas não querem tomar medicamentos para depressão por um dos seguintes motivos:
Remédio para depressão causa dependência: FALSO. Nenhum antidepressivo causa dependência química mesmo se for usado por muito tempo.

O Remédio antidepressivo sempre engorda: FALSO. Apesar de alguns pacientes poderem engordar com o uso de antidepressivos, a maioria tem outros problemas que os fazem ganhar peso como maus hábitos alimentares e falta de exercício físico. A maior parte das pessoas que usam estes medicamentos não engorda.
  
O Remédio para depressão vai me deixar dopado: FALSO. A grande maioria dos antidepressivos mais modernos não causa nenhum sono ao ser tomado, mas regula o sono da pessoa aos poucos, ao longo de semanas de uso adequado.

Desta maneira, diante de uma doença tão frequente e incapacitante, que pode atingir a qualquer um de nós ou a nossos familiares e amigos, precisamos saber que existe um tratamento que funciona e que, assim como todo o progresso da medicina, deve ser usado para aliviar o sofrimento daqueles que necessitam.
  
Dr. Alexandre Rizkalla – CRM-BA 21387
Atendimentos de Psiquiatria - Infantil, adolescentes e adultos.


Clínica Equilíbrio
Rua Piauí N°80
Edifício Via Lajedo sala 23.   
Fone: (77) 3628-6453  

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades