Notícias

25
Ago/16

Oeste da Bahia: Empresários da agropecuária são alvos de operação da Polícia

Empresários do ramo agropecuários são os principais alvos da operação “Oeste Legal”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), no oeste baiano para desarticular um grupo que pratica grilagem de terras (clique aqui e saiba mais). De acordo com a Civil, um dos investigados é Vicente Toyoko Okamoto, proprietário da Algodoeira Goeire e Assaimenka Indústria de Alimentos Ltda.

Okamoto, segundo a polícia, veio do sul do país para grilar terras no oeste, usando poderio econômico para fraudar e burlar o que fosse necessário. A polícia ainda informou que, mesmo sendo desarticulado o ato criminoso pelo Ministério Público, a grilagem de terras na região continuou ocorrendo. O empresário Nelson José Vigolo, da Bom Jesus Agropecuária, também é um dos investigados.

Em nota, foi informado que o empresário continuou com o esquema de grilagem após Okamoto deixar o grupo. No Mato Grosso, Vigolo é conhecido como um dos maiores grupos grileiros, fazendo negócios com as terras griladas, dando golpes no sistema financeiro federal, nos estados e no exterior.

O grande articulador do grupo, segundo a PF, é Getúlio Vargas da Fonseca, conhecido como Getulhão. Ele utiliza da força, pistolagem, invadindo e intimidando pessoas, até mandando matar que se intervém contra a organização criminosa e negocia as terras de grilagem a terceiros.

Ele já foi preso no Piauí, durante a Operação Mercadores. O filho de Getulhão, Getúlio Vargas da Fonseca Filho, também está envolvido nos casos de grilagem, por usar várias empresas, ocultar valores arrecadados em transações bancárias e financeiras oriundas das terras adquiridas com as fraudes, fazendo fortuna com o golpe.

Outro envolvido no esquema é o secretário do Meio Ambiente de Formosa do Rio Preto, Mario Eduardo Mignot, por utilizar o cargo para facilitar as atividades do grupo, despachando decisões administrativas. O capitão Getúlio Cardoso Reis, também é alvo da operação por atuar junto a advogados e usar amizades políticas para tentar legalizar as falsas ações no TJ-BA.

O último membro do grupo é Luis Rosa Filho, conhecido como Lulinha, especialista em falsificar escrituras públicas de terras para o grupo criminoso.

Fonte:BAHIA NOTÍCIAS
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades